COMPETIÇÕES ESPORTIVAS COMO MEIO DE INTERAÇÃO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS PIBID.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10087 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 532 "titulo" => "COMPETIÇÕES ESPORTIVAS COMO MEIO DE INTERAÇÃO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS PIBID." "resumo" => "As competições esportivas são tratadas com muita ênfase no contexto escolar. Porém, este, é um fator que deve ser analisado com maior seriedade, principalmente, quando os professores se comprometem a não priorizarem os resultados, mas, ampliar a possibilidade da interação de seus alunos com alunos de outras escolas, promovendo a troca de conhecimentos entre realidades distintas. Assim, quebra-se o paradigma de objetivar numa competição apenas o primeiro lugar, ficando isso em segundo plano para uma realidade perceptível e pouco discutida, a promoção da interação entre os povos. Destacamos aqui a importância da intervenção do PIBID/Educação Física/UEPB - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – abrindo a possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este estudo tem o objetivo de apresentar a importância da participação de alunos do ensino médio em competições esportivas, independente da tática, técnica e forma física dos mesmos, abordando os principais esportes comuns à região, sejam individuais ou coletivos e através das aulas de Educação Física, com as intervenção do PIBID, contribuindo no processo de aprendizagem e interação social dos alunos de ensino médio inovador da Escola Estadual Severino Cabral – Campina Grande/PB ao que lhes é proposto. Em nossas aulas procuramos promover discussões sobre os esportes, levando à sala de aula os fundamentos de práticas esportivas e posteriormente realizando em ambiente externo o que foi transmitido em sala, dando a possibilidade de liberdade da criação por parte dos alunos, onde eles vão descobrindo com qual esporte se identificam mais e consequentemente proporcionando prazer através desta liberdade de escolha. A cada aula buscamos trazer novos métodos para tornar a aula atrativa e dinâmica, priorizando o vasto campo que a Educação Física se aporta, mostrando o real sentido de competir. Assim, pode-se observar o desejo dos alunos em participar de competições fora da própria escola. Algo que é confirmado com três participações distintas no período de três meses, em competições a nível estadual, mais precisamente, duas no futsal e uma no atletismo. Isso serve de estímulo e reforça a importância da prática esportiva nas escolas. Com isso, pode-se concluir que o PIBID\Educação Física/UEPB é um suporte que poucas escolas têm, mas que auxilia efetivamente na formação crítica do alunado, dando a possibilidade destes refletirem com direção antes de qualquer decisão ou pensamento sem o embasamento na área esportiva desenvolvida dentro do contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS INTERAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_23_10_2014_00_46_50_idinscrito_532_34c8e50010f6b1f29fc4a02a1e8bfa77.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO CAMILO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PABLO ARAUJO" "autor_email" => "pablocamilo@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10087 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 532 "titulo" => "COMPETIÇÕES ESPORTIVAS COMO MEIO DE INTERAÇÃO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS PIBID." "resumo" => "As competições esportivas são tratadas com muita ênfase no contexto escolar. Porém, este, é um fator que deve ser analisado com maior seriedade, principalmente, quando os professores se comprometem a não priorizarem os resultados, mas, ampliar a possibilidade da interação de seus alunos com alunos de outras escolas, promovendo a troca de conhecimentos entre realidades distintas. Assim, quebra-se o paradigma de objetivar numa competição apenas o primeiro lugar, ficando isso em segundo plano para uma realidade perceptível e pouco discutida, a promoção da interação entre os povos. Destacamos aqui a importância da intervenção do PIBID/Educação Física/UEPB - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – abrindo a possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este estudo tem o objetivo de apresentar a importância da participação de alunos do ensino médio em competições esportivas, independente da tática, técnica e forma física dos mesmos, abordando os principais esportes comuns à região, sejam individuais ou coletivos e através das aulas de Educação Física, com as intervenção do PIBID, contribuindo no processo de aprendizagem e interação social dos alunos de ensino médio inovador da Escola Estadual Severino Cabral – Campina Grande/PB ao que lhes é proposto. Em nossas aulas procuramos promover discussões sobre os esportes, levando à sala de aula os fundamentos de práticas esportivas e posteriormente realizando em ambiente externo o que foi transmitido em sala, dando a possibilidade de liberdade da criação por parte dos alunos, onde eles vão descobrindo com qual esporte se identificam mais e consequentemente proporcionando prazer através desta liberdade de escolha. A cada aula buscamos trazer novos métodos para tornar a aula atrativa e dinâmica, priorizando o vasto campo que a Educação Física se aporta, mostrando o real sentido de competir. Assim, pode-se observar o desejo dos alunos em participar de competições fora da própria escola. Algo que é confirmado com três participações distintas no período de três meses, em competições a nível estadual, mais precisamente, duas no futsal e uma no atletismo. Isso serve de estímulo e reforça a importância da prática esportiva nas escolas. Com isso, pode-se concluir que o PIBID\Educação Física/UEPB é um suporte que poucas escolas têm, mas que auxilia efetivamente na formação crítica do alunado, dando a possibilidade destes refletirem com direção antes de qualquer decisão ou pensamento sem o embasamento na área esportiva desenvolvida dentro do contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS INTERAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_23_10_2014_00_46_50_idinscrito_532_34c8e50010f6b1f29fc4a02a1e8bfa77.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO CAMILO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PABLO ARAUJO" "autor_email" => "pablocamilo@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }