Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS COMO MEIO DE INTERAÇÃO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS PIBID.

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS INTERAÇÃO SOCIAL Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10087
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 532
    "titulo" => "COMPETIÇÕES ESPORTIVAS COMO MEIO DE INTERAÇÃO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS PIBID."
    "resumo" => "As competições esportivas são tratadas com muita ênfase no contexto escolar. Porém, este, é um fator que deve ser analisado com maior seriedade, principalmente, quando os professores se comprometem a não priorizarem os resultados, mas, ampliar a possibilidade da interação de seus alunos com alunos de outras escolas, promovendo a troca de conhecimentos entre realidades distintas. Assim, quebra-se o paradigma de objetivar numa competição apenas o primeiro lugar, ficando isso em segundo plano para uma realidade perceptível e pouco discutida, a promoção da interação entre os povos. Destacamos aqui a importância da intervenção do PIBID/Educação Física/UEPB - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – abrindo a possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este estudo tem o objetivo de apresentar a importância da participação de alunos do ensino médio em competições esportivas, independente da tática, técnica e forma física dos mesmos, abordando os principais esportes comuns à região, sejam individuais ou coletivos e através das aulas de Educação Física, com as intervenção do PIBID, contribuindo no processo de aprendizagem e interação social dos alunos de ensino médio inovador da Escola Estadual Severino Cabral – Campina Grande/PB ao que lhes é proposto. Em nossas aulas procuramos promover discussões sobre os esportes, levando à sala de aula os fundamentos de práticas esportivas e posteriormente realizando em ambiente externo o que foi transmitido em sala, dando a possibilidade de liberdade da criação por parte dos alunos, onde eles vão descobrindo com qual esporte se identificam mais e consequentemente proporcionando prazer através desta liberdade de escolha. A cada aula buscamos trazer novos métodos para tornar a aula atrativa e dinâmica, priorizando o vasto campo que a Educação Física se aporta, mostrando o real sentido de competir. Assim, pode-se observar o desejo dos alunos em participar de competições fora da própria escola. Algo que é confirmado com três participações distintas no período de três meses, em competições a nível estadual, mais precisamente, duas no futsal e uma no atletismo. Isso serve de estímulo e reforça a importância da prática esportiva nas escolas. Com isso, pode-se concluir que o PIBID\Educação Física/UEPB é um suporte que poucas escolas têm, mas que auxilia efetivamente na formação crítica do alunado, dando a possibilidade destes refletirem com direção antes de qualquer decisão ou pensamento sem o embasamento na área esportiva desenvolvida dentro do contexto escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS INTERAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_23_10_2014_00_46_50_idinscrito_532_34c8e50010f6b1f29fc4a02a1e8bfa77.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLO CAMILO  DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "PABLO ARAUJO"
    "autor_email" => "pablocamilo@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10087
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 532
    "titulo" => "COMPETIÇÕES ESPORTIVAS COMO MEIO DE INTERAÇÃO SOCIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS PIBID."
    "resumo" => "As competições esportivas são tratadas com muita ênfase no contexto escolar. Porém, este, é um fator que deve ser analisado com maior seriedade, principalmente, quando os professores se comprometem a não priorizarem os resultados, mas, ampliar a possibilidade da interação de seus alunos com alunos de outras escolas, promovendo a troca de conhecimentos entre realidades distintas. Assim, quebra-se o paradigma de objetivar numa competição apenas o primeiro lugar, ficando isso em segundo plano para uma realidade perceptível e pouco discutida, a promoção da interação entre os povos. Destacamos aqui a importância da intervenção do PIBID/Educação Física/UEPB - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – abrindo a possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este estudo tem o objetivo de apresentar a importância da participação de alunos do ensino médio em competições esportivas, independente da tática, técnica e forma física dos mesmos, abordando os principais esportes comuns à região, sejam individuais ou coletivos e através das aulas de Educação Física, com as intervenção do PIBID, contribuindo no processo de aprendizagem e interação social dos alunos de ensino médio inovador da Escola Estadual Severino Cabral – Campina Grande/PB ao que lhes é proposto. Em nossas aulas procuramos promover discussões sobre os esportes, levando à sala de aula os fundamentos de práticas esportivas e posteriormente realizando em ambiente externo o que foi transmitido em sala, dando a possibilidade de liberdade da criação por parte dos alunos, onde eles vão descobrindo com qual esporte se identificam mais e consequentemente proporcionando prazer através desta liberdade de escolha. A cada aula buscamos trazer novos métodos para tornar a aula atrativa e dinâmica, priorizando o vasto campo que a Educação Física se aporta, mostrando o real sentido de competir. Assim, pode-se observar o desejo dos alunos em participar de competições fora da própria escola. Algo que é confirmado com três participações distintas no período de três meses, em competições a nível estadual, mais precisamente, duas no futsal e uma no atletismo. Isso serve de estímulo e reforça a importância da prática esportiva nas escolas. Com isso, pode-se concluir que o PIBID\Educação Física/UEPB é um suporte que poucas escolas têm, mas que auxilia efetivamente na formação crítica do alunado, dando a possibilidade destes refletirem com direção antes de qualquer decisão ou pensamento sem o embasamento na área esportiva desenvolvida dentro do contexto escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS INTERAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_23_10_2014_00_46_50_idinscrito_532_34c8e50010f6b1f29fc4a02a1e8bfa77.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLO CAMILO  DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "PABLO ARAUJO"
    "autor_email" => "pablocamilo@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

As competições esportivas são tratadas com muita ênfase no contexto escolar. Porém, este, é um fator que deve ser analisado com maior seriedade, principalmente, quando os professores se comprometem a não priorizarem os resultados, mas, ampliar a possibilidade da interação de seus alunos com alunos de outras escolas, promovendo a troca de conhecimentos entre realidades distintas. Assim, quebra-se o paradigma de objetivar numa competição apenas o primeiro lugar, ficando isso em segundo plano para uma realidade perceptível e pouco discutida, a promoção da interação entre os povos. Destacamos aqui a importância da intervenção do PIBID/Educação Física/UEPB - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – abrindo a possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este estudo tem o objetivo de apresentar a importância da participação de alunos do ensino médio em competições esportivas, independente da tática, técnica e forma física dos mesmos, abordando os principais esportes comuns à região, sejam individuais ou coletivos e através das aulas de Educação Física, com as intervenção do PIBID, contribuindo no processo de aprendizagem e interação social dos alunos de ensino médio inovador da Escola Estadual Severino Cabral – Campina Grande/PB ao que lhes é proposto. Em nossas aulas procuramos promover discussões sobre os esportes, levando à sala de aula os fundamentos de práticas esportivas e posteriormente realizando em ambiente externo o que foi transmitido em sala, dando a possibilidade de liberdade da criação por parte dos alunos, onde eles vão descobrindo com qual esporte se identificam mais e consequentemente proporcionando prazer através desta liberdade de escolha. A cada aula buscamos trazer novos métodos para tornar a aula atrativa e dinâmica, priorizando o vasto campo que a Educação Física se aporta, mostrando o real sentido de competir. Assim, pode-se observar o desejo dos alunos em participar de competições fora da própria escola. Algo que é confirmado com três participações distintas no período de três meses, em competições a nível estadual, mais precisamente, duas no futsal e uma no atletismo. Isso serve de estímulo e reforça a importância da prática esportiva nas escolas. Com isso, pode-se concluir que o PIBID\Educação Física/UEPB é um suporte que poucas escolas têm, mas que auxilia efetivamente na formação crítica do alunado, dando a possibilidade destes refletirem com direção antes de qualquer decisão ou pensamento sem o embasamento na área esportiva desenvolvida dentro do contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.