As competições esportivas são tratadas com muita ênfase no contexto escolar. Porém, este, é um fator que deve ser analisado com maior seriedade, principalmente, quando os professores se comprometem a não priorizarem os resultados, mas, ampliar a possibilidade da interação de seus alunos com alunos de outras escolas, promovendo a troca de conhecimentos entre realidades distintas. Assim, quebra-se o paradigma de objetivar numa competição apenas o primeiro lugar, ficando isso em segundo plano para uma realidade perceptível e pouco discutida, a promoção da interação entre os povos. Destacamos aqui a importância da intervenção do PIBID/Educação Física/UEPB - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – abrindo a possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este estudo tem o objetivo de apresentar a importância da participação de alunos do ensino médio em competições esportivas, independente da tática, técnica e forma física dos mesmos, abordando os principais esportes comuns à região, sejam individuais ou coletivos e através das aulas de Educação Física, com as intervenção do PIBID, contribuindo no processo de aprendizagem e interação social dos alunos de ensino médio inovador da Escola Estadual Severino Cabral – Campina Grande/PB ao que lhes é proposto. Em nossas aulas procuramos promover discussões sobre os esportes, levando à sala de aula os fundamentos de práticas esportivas e posteriormente realizando em ambiente externo o que foi transmitido em sala, dando a possibilidade de liberdade da criação por parte dos alunos, onde eles vão descobrindo com qual esporte se identificam mais e consequentemente proporcionando prazer através desta liberdade de escolha. A cada aula buscamos trazer novos métodos para tornar a aula atrativa e dinâmica, priorizando o vasto campo que a Educação Física se aporta, mostrando o real sentido de competir. Assim, pode-se observar o desejo dos alunos em participar de competições fora da própria escola. Algo que é confirmado com três participações distintas no período de três meses, em competições a nível estadual, mais precisamente, duas no futsal e uma no atletismo. Isso serve de estímulo e reforça a importância da prática esportiva nas escolas. Com isso, pode-se concluir que o PIBID\Educação Física/UEPB é um suporte que poucas escolas têm, mas que auxilia efetivamente na formação crítica do alunado, dando a possibilidade destes refletirem com direção antes de qualquer decisão ou pensamento sem o embasamento na área esportiva desenvolvida dentro do contexto escolar.