Desde a década de 1990, o Brasil vem implementando políticas educacionais com o objetivo de melhorar a qualidade da educação oferecida aos seus cidadãos. No entanto, apesar dos esforços, a educação brasileira ainda enfrenta diversos desafios, como baixa qualidade, desigualdade e falta de investimentos. Este estudo tem como objetivo analisar as políticas educacionais implementadas nos últimos 30 anos no Brasil e avaliar seus impactos na qualidade da educação. A metodologia proposta esta baseada em revisão bibliográfica, incluindo artigos, livros e relatórios sobre políticas educacionais no Brasil. Além disso, serão considerados dados estatísticos e indicadores educacionais, a fim de analisar a evolução da educação no país nos últimos 30 anos. Propomos apresentar as principais políticas educacionais implementadas nos últimos 30 anos, bem como seus impactos na educação. destacando os desafios que ainda precisam ser enfrentados e as possíveis soluções para superá-los, reforçando a importância de políticas educacionais bem planejadas e executadas para garantir a qualidade da educação no Brasil e a igualdade de oportunidades educacionais para todos os brasileiros.