Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: TORNAR-SE PROFESSOR EM COMUNIDADE RURAL RIBEIRINHA RIO APOCUITAUA MIRI /MAUÉS/AMAZONAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97110
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3254
    "inscrito_id" => 7253
    "titulo" => "NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: TORNAR-SE PROFESSOR EM COMUNIDADE RURAL RIBEIRINHA RIO APOCUITAUA MIRI /MAUÉS/AMAZONAS"
    "resumo" => "O trabalho descreve sobre a história de vida a tornar-se professor - Experiências pessoais que levaram a optar pela docência desde o nascimento em uma manhã na Comunidade Novo Paraíso Rio Apocuitaua Miri, zona rural do Município de Maués/Amazonas, filho de agricultores, quinto filho de nove, meus pais são caboclos, minha família reside neste lugar desde a fundação da comunidade. Atuação Profissional antes da Formação ao ingressar na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no curso de Pedagogia/PARFOR, era agricultor; ajudava meus pais nos trabalhos da roça uma vida sofrida. Acordava muito cedo e por vezes dividia os compromissos de casa com a escola. O único trabalho antes de ser professor foi na roça, não tinha experiência com sala de aula, e naquele momento nem passava pela cabeça um dia trabalhar na profissão docente. A escolha pela docência: incertezas, desafios e compromissos foi por influência de um professor na cidade de Maués, resolvi arriscar nesta caminhada sem nenhuma experiência, leigo, não sabia por onde começar, tive apoio de algumas pessoas, que já exerciam a profissão docente os quais me orientaram no planejamento das aulas e na execução das mesmas, sempre trabalhando com ludicidade e materiais concretos. A atuação profissional durante a formação, indiscutivelmente são caminhos que permite novos olhares e reflexões, parece uma caminhada cheia de muitas ramificações. Algumas disciplinas foram muito importantes nesse processo da formação docente. As quais destaca-se a Didática; Planejamento de ensino e Avaliação; Currículo; Estágios I, II, e III, entre tantas outras de áreas que não conhecia e que fez levou a observar as próprias aulas e perceber meus planejamentos com algumas fragilidades neste percurso ao aprender a ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7253_TB3254_20112023233728.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÉRLESON ALEGRIA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "PÉRLESON"
    "autor_email" => "palegriasoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97110
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3254
    "inscrito_id" => 7253
    "titulo" => "NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: TORNAR-SE PROFESSOR EM COMUNIDADE RURAL RIBEIRINHA RIO APOCUITAUA MIRI /MAUÉS/AMAZONAS"
    "resumo" => "O trabalho descreve sobre a história de vida a tornar-se professor - Experiências pessoais que levaram a optar pela docência desde o nascimento em uma manhã na Comunidade Novo Paraíso Rio Apocuitaua Miri, zona rural do Município de Maués/Amazonas, filho de agricultores, quinto filho de nove, meus pais são caboclos, minha família reside neste lugar desde a fundação da comunidade. Atuação Profissional antes da Formação ao ingressar na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no curso de Pedagogia/PARFOR, era agricultor; ajudava meus pais nos trabalhos da roça uma vida sofrida. Acordava muito cedo e por vezes dividia os compromissos de casa com a escola. O único trabalho antes de ser professor foi na roça, não tinha experiência com sala de aula, e naquele momento nem passava pela cabeça um dia trabalhar na profissão docente. A escolha pela docência: incertezas, desafios e compromissos foi por influência de um professor na cidade de Maués, resolvi arriscar nesta caminhada sem nenhuma experiência, leigo, não sabia por onde começar, tive apoio de algumas pessoas, que já exerciam a profissão docente os quais me orientaram no planejamento das aulas e na execução das mesmas, sempre trabalhando com ludicidade e materiais concretos. A atuação profissional durante a formação, indiscutivelmente são caminhos que permite novos olhares e reflexões, parece uma caminhada cheia de muitas ramificações. Algumas disciplinas foram muito importantes nesse processo da formação docente. As quais destaca-se a Didática; Planejamento de ensino e Avaliação; Currículo; Estágios I, II, e III, entre tantas outras de áreas que não conhecia e que fez levou a observar as próprias aulas e perceber meus planejamentos com algumas fragilidades neste percurso ao aprender a ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7253_TB3254_20112023233728.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÉRLESON ALEGRIA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "PÉRLESON"
    "autor_email" => "palegriasoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho descreve sobre a história de vida a tornar-se professor - Experiências pessoais que levaram a optar pela docência desde o nascimento em uma manhã na Comunidade Novo Paraíso Rio Apocuitaua Miri, zona rural do Município de Maués/Amazonas, filho de agricultores, quinto filho de nove, meus pais são caboclos, minha família reside neste lugar desde a fundação da comunidade. Atuação Profissional antes da Formação ao ingressar na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no curso de Pedagogia/PARFOR, era agricultor; ajudava meus pais nos trabalhos da roça uma vida sofrida. Acordava muito cedo e por vezes dividia os compromissos de casa com a escola. O único trabalho antes de ser professor foi na roça, não tinha experiência com sala de aula, e naquele momento nem passava pela cabeça um dia trabalhar na profissão docente. A escolha pela docência: incertezas, desafios e compromissos foi por influência de um professor na cidade de Maués, resolvi arriscar nesta caminhada sem nenhuma experiência, leigo, não sabia por onde começar, tive apoio de algumas pessoas, que já exerciam a profissão docente os quais me orientaram no planejamento das aulas e na execução das mesmas, sempre trabalhando com ludicidade e materiais concretos. A atuação profissional durante a formação, indiscutivelmente são caminhos que permite novos olhares e reflexões, parece uma caminhada cheia de muitas ramificações. Algumas disciplinas foram muito importantes nesse processo da formação docente. As quais destaca-se a Didática; Planejamento de ensino e Avaliação; Currículo; Estágios I, II, e III, entre tantas outras de áreas que não conhecia e que fez levou a observar as próprias aulas e perceber meus planejamentos com algumas fragilidades neste percurso ao aprender a ser professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.