Este trabalho tem como objetivo apresentar, como instrumento didático, o chamado interferômetro de Michelson-Morley, experimento realizado em 1887. A finalidade é comparar a velocidade da luz em direções perpendiculares numa tentativa de detectar um movimento relativo de matéria através do estacionário éter luminífero, um meio elástico hipotético em que se propagariam as ondas eletromagnéticas. Para realizar essa tarefa, foi realizado um estudo que resultou em uma unidade didática com três momento distintos, o contexto histórico, a explicação do experimento e suas aplicações no cotidiano, sendo aplicado em uma turma do ensino superior do curso de licenciatura em física na disciplina de Teoria da Relatividade Especial no IFRN, na cidade de Santa Cruz. Discutimos no contexto histórico a importância das descobertas realizados e suas contribuições para Albert Einstein. Os materiais utilizados para o segundo momento são dois espelhos com reflexão de cem porcento, um espelho de cinquenta porcento de reflexão e cinquenta de transmissão, um anteparo piezoelétrico e uma fonte de luz a laser e uma base de madeira. Logo após, foi possível abordar conceitos como referenciais inerciais, movimento relativo da fonte da luz, as franjas de interferências, meio de propagação da luz e a compreensão da constância da velocidade da luz. Os resultados mostraram que a compreensão de sistemas de referências inercias que contribuíram para tecnologias de satélite, GPS e aplicativos, possibilitando aos alunos sair da abstração de conceitos teóricos e visualizar, na prática, tais fenômenos aplicados, adquirindo habilidades e competências que podem ser utilizadas em outras momentos de aprendizagem na sala de aula em uma dimensão holística.