Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO AFRO-BRASILEIRA: INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES COM AGENTES QUE CONTRIBUEM PARA APROPRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE REALIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96259
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2113
    "inscrito_id" => 8890
    "titulo" => "SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO AFRO-BRASILEIRA: INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES COM AGENTES QUE CONTRIBUEM PARA APROPRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE REALIDADES"
    "resumo" => "O Projeto vivenciado na Escola de Referência de Ensino Médio de Beberibe, periferia do Recife, abordou a história e cultura Afro-brasileira na escola, onde ainda é um conteúdo que precisa ser destacado nas programações pedagógicas. Mesmo com o advento da criação da lei 10.639/03 que inclui obrigatoriamente no currículo oficial de ensino das escolas públicas e privadas, para ensino fundamental e médio, a exigência da adição na educação escolar das culturas afro-brasileiras e indígenas, ainda são encontradas resistências para tais ações. Nesse trabalho objetivou-se discutir sobre a importância da Semana da Consciência Negra na escola para a construção histórica, política e cultural de cada sujeito, em especial para jovens do ensino médio em processo de escolarização. Nosso destaque se baseia em incentivar e contribuir para Semana da Consciência Negra no desenvolvimento da Educação para as relações Étnico Raciais. Para esse fim, desenvolvemos ações encontradas no itinerário formativo projeto de vida, que tem abordagens sólidas baseadas na evolução e alcances pessoais a serem descobertos e apropriados pelos estudantes. Organizamos nosso evento de forma interdisciplinar com as seguintes etapas; exposições de filmes e debates, palestras com jovens negros se destacando no empreendedorismo, jovens negros ex-estudantes da escola destacando-se nas Artes, grupos de pesquisa para conhecer como a comunidade negra de Beberibe está inserida no seu contexto, exposições de trabalhos, movimentos corporais afro-brasileiros através do grupo de dança da Escola, oficinas de pintura corporal e figurinos africanos. Destarte, entende-se que a escola é um espaço de saberes na construção da identidade negra de cada sujeito, portanto, cabe aos educadores estarem presentes sendo coautores junto aos estudantes para fim de promover o conhecimento coletivo, respeito tornando-os cidadãos mais críticos e amplos em visão de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8890_TB2113_04102023204736.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLYSON WESLEY GONÇALVES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALLYSON"
    "autor_email" => "allyson.wesley@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96259
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2113
    "inscrito_id" => 8890
    "titulo" => "SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO AFRO-BRASILEIRA: INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES COM AGENTES QUE CONTRIBUEM PARA APROPRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE REALIDADES"
    "resumo" => "O Projeto vivenciado na Escola de Referência de Ensino Médio de Beberibe, periferia do Recife, abordou a história e cultura Afro-brasileira na escola, onde ainda é um conteúdo que precisa ser destacado nas programações pedagógicas. Mesmo com o advento da criação da lei 10.639/03 que inclui obrigatoriamente no currículo oficial de ensino das escolas públicas e privadas, para ensino fundamental e médio, a exigência da adição na educação escolar das culturas afro-brasileiras e indígenas, ainda são encontradas resistências para tais ações. Nesse trabalho objetivou-se discutir sobre a importância da Semana da Consciência Negra na escola para a construção histórica, política e cultural de cada sujeito, em especial para jovens do ensino médio em processo de escolarização. Nosso destaque se baseia em incentivar e contribuir para Semana da Consciência Negra no desenvolvimento da Educação para as relações Étnico Raciais. Para esse fim, desenvolvemos ações encontradas no itinerário formativo projeto de vida, que tem abordagens sólidas baseadas na evolução e alcances pessoais a serem descobertos e apropriados pelos estudantes. Organizamos nosso evento de forma interdisciplinar com as seguintes etapas; exposições de filmes e debates, palestras com jovens negros se destacando no empreendedorismo, jovens negros ex-estudantes da escola destacando-se nas Artes, grupos de pesquisa para conhecer como a comunidade negra de Beberibe está inserida no seu contexto, exposições de trabalhos, movimentos corporais afro-brasileiros através do grupo de dança da Escola, oficinas de pintura corporal e figurinos africanos. Destarte, entende-se que a escola é um espaço de saberes na construção da identidade negra de cada sujeito, portanto, cabe aos educadores estarem presentes sendo coautores junto aos estudantes para fim de promover o conhecimento coletivo, respeito tornando-os cidadãos mais críticos e amplos em visão de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8890_TB2113_04102023204736.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLYSON WESLEY GONÇALVES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALLYSON"
    "autor_email" => "allyson.wesley@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Projeto vivenciado na Escola de Referência de Ensino Médio de Beberibe, periferia do Recife, abordou a história e cultura Afro-brasileira na escola, onde ainda é um conteúdo que precisa ser destacado nas programações pedagógicas. Mesmo com o advento da criação da lei 10.639/03 que inclui obrigatoriamente no currículo oficial de ensino das escolas públicas e privadas, para ensino fundamental e médio, a exigência da adição na educação escolar das culturas afro-brasileiras e indígenas, ainda são encontradas resistências para tais ações. Nesse trabalho objetivou-se discutir sobre a importância da Semana da Consciência Negra na escola para a construção histórica, política e cultural de cada sujeito, em especial para jovens do ensino médio em processo de escolarização. Nosso destaque se baseia em incentivar e contribuir para Semana da Consciência Negra no desenvolvimento da Educação para as relações Étnico Raciais. Para esse fim, desenvolvemos ações encontradas no itinerário formativo projeto de vida, que tem abordagens sólidas baseadas na evolução e alcances pessoais a serem descobertos e apropriados pelos estudantes. Organizamos nosso evento de forma interdisciplinar com as seguintes etapas; exposições de filmes e debates, palestras com jovens negros se destacando no empreendedorismo, jovens negros ex-estudantes da escola destacando-se nas Artes, grupos de pesquisa para conhecer como a comunidade negra de Beberibe está inserida no seu contexto, exposições de trabalhos, movimentos corporais afro-brasileiros através do grupo de dança da Escola, oficinas de pintura corporal e figurinos africanos. Destarte, entende-se que a escola é um espaço de saberes na construção da identidade negra de cada sujeito, portanto, cabe aos educadores estarem presentes sendo coautores junto aos estudantes para fim de promover o conhecimento coletivo, respeito tornando-os cidadãos mais críticos e amplos em visão de mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.