A proposta da BNCC (2017) em relação à Língua Inglesa é de reconhecer os diversos repertórios linguísticos em sala de aula e fora dela, ampliando concepções e fortalecendo aprendizagens que proporcionem maior autonomia aos aprendizes. Trata-se, de uma nova maneira de posicionar-se frente a esse idioma que não pertence mais, somente aos falantes nativos, antes, tornou-se domínio de todos, ou seja, adquiriu status de língua franca. Despertar o sentimento de pertencimento em relação à língua inglesa, significa, pois, focar numa dimensão mais integral do ensino, e, aprender inglês deverá implicar positivamente três aspectos importantes: relações entre língua, território e cultura; ampliação da visão de letramento; e, abordagens de ensino (BNCC, 2017). Considerando essa premissa fundamental e a proposta de ensino aprendizagem de línguas que sempre esteve voltada para promover aprendizagens significativas, amparamo-nos nas Teorias de BACICH, L. MORAN (2018), Ramos e Vergueiro (2015) e trouxemos as charges e as tirinhas como proposta pedagógica para o ensino de LI, porque crê-se que esses gêneros textuais oportunizam o redirecionamento do ensino de Língua Inglesa para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, haja vista que os aprendizes estão no centro de toda dinâmica do processo de ensino aprendizagem. O artigo intitulado “Charge e Tirinha em foco: uma proposta multimodal para o ensino de Língua Inglesa” tem como principal objetivo mostrar como o uso das Charges e das Tirinhas podem proporcionar a apropriação do conhecimento de forma mais real para o aprendiz, oportunizando o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e escrita, e, consequentemente, a ampliação de vocabulário e dos conhecimentos linguísticos tornando o ensino de língua inglesa mais atraente, instigante e eficaz.