Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101293
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9041
    "inscrito_id" => 25540
    "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como finalidade desenvolver o Estado da Arte dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos do curso de Pedagogia de Instituição de Ensino Superior (IES), no Estado do Rio de Janeiro. Foram analisados os tcc’s dos anos de 2015 até 2020. Com os seguintes objetivos: verificar se a temática sobre as Relações Étnicos Raciais (RER) estão sendo pesquisadas pelos alunos do referido curso; identificar como este tema está sendo trabalhado nos tcc’s; relacionar a quantidade de formandos que apresentaram tcc’s com a temática RER com o quantitativo de alunos concluintes. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos ao encontro de fontes escritas através dos tcc’s da IES que discutem sobre as questões RER. Para isso foi realizado o estado da arte sobre o tema nos arquivos disponibilizados pela Coordenação do curso de Pedagogia. Diante dos resultados obtidos durante a pesquisa foi observado que tem sido pouco falado sobre as RER durante o curso de pedagogia, em contra partida temos um excesso de temas abordados sobre desenvolvimento infantil, educação infantil, transtorno do espectro autista (TEA), psicomotricidade entre outros. Embora sejam temas relevantes para o curso, vemos que existem outros temas que não estão sendo abordado, e um deles é as RER. Fazendo-se necessário o aumento do debate e as oportunidades de aprendizado para os futuros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25540_TB9041_20112023092341.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA GONÇALVES VIANA"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "rcgviana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101293
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9041
    "inscrito_id" => 25540
    "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como finalidade desenvolver o Estado da Arte dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos do curso de Pedagogia de Instituição de Ensino Superior (IES), no Estado do Rio de Janeiro. Foram analisados os tcc’s dos anos de 2015 até 2020. Com os seguintes objetivos: verificar se a temática sobre as Relações Étnicos Raciais (RER) estão sendo pesquisadas pelos alunos do referido curso; identificar como este tema está sendo trabalhado nos tcc’s; relacionar a quantidade de formandos que apresentaram tcc’s com a temática RER com o quantitativo de alunos concluintes. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos ao encontro de fontes escritas através dos tcc’s da IES que discutem sobre as questões RER. Para isso foi realizado o estado da arte sobre o tema nos arquivos disponibilizados pela Coordenação do curso de Pedagogia. Diante dos resultados obtidos durante a pesquisa foi observado que tem sido pouco falado sobre as RER durante o curso de pedagogia, em contra partida temos um excesso de temas abordados sobre desenvolvimento infantil, educação infantil, transtorno do espectro autista (TEA), psicomotricidade entre outros. Embora sejam temas relevantes para o curso, vemos que existem outros temas que não estão sendo abordado, e um deles é as RER. Fazendo-se necessário o aumento do debate e as oportunidades de aprendizado para os futuros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25540_TB9041_20112023092341.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA GONÇALVES VIANA"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "rcgviana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa teve como finalidade desenvolver o Estado da Arte dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos do curso de Pedagogia de Instituição de Ensino Superior (IES), no Estado do Rio de Janeiro. Foram analisados os tcc’s dos anos de 2015 até 2020. Com os seguintes objetivos: verificar se a temática sobre as Relações Étnicos Raciais (RER) estão sendo pesquisadas pelos alunos do referido curso; identificar como este tema está sendo trabalhado nos tcc’s; relacionar a quantidade de formandos que apresentaram tcc’s com a temática RER com o quantitativo de alunos concluintes. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos ao encontro de fontes escritas através dos tcc’s da IES que discutem sobre as questões RER. Para isso foi realizado o estado da arte sobre o tema nos arquivos disponibilizados pela Coordenação do curso de Pedagogia. Diante dos resultados obtidos durante a pesquisa foi observado que tem sido pouco falado sobre as RER durante o curso de pedagogia, em contra partida temos um excesso de temas abordados sobre desenvolvimento infantil, educação infantil, transtorno do espectro autista (TEA), psicomotricidade entre outros. Embora sejam temas relevantes para o curso, vemos que existem outros temas que não estão sendo abordado, e um deles é as RER. Fazendo-se necessário o aumento do debate e as oportunidades de aprendizado para os futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.