O ambiente educacional é um dos principais núcleos para o desenvolvimento de habilidades interpessoais em crianças na primeira infância. Beneficiando-as com interação social com outros pares, educadores e outros profissionais. É durante esta fase que ocorre grande parte do desenvolvimento cognitivo, social, físico e afetivo das crianças. Vale ressaltar que a educação tem uma forte contribuição em todas essas áreas. O ambiente escolar promove também senso crítico, cidadania, civilidade, entre outras competências, pois, além do domínio da leitura, escrita, cálculos, artes, compreensão das ciências naturais, a educação fundamental desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidade social e emocional nas crianças. O Treino de Habilidades Sociais (THS) inclue empatia, fazer amizades, expressividade emocional, assertividade, civilidade, habilidades acadêmicas e sociais e resolução de problemas, e com a prática orientada dessas habilidades é possível ampliar o repertório comportamental funcional das crianças e consequentemente espera-se a redução de comportamentos desadaptativos, dentro e fora do ambiente escolar, favorecendo assim a possibilidade de estabelecerem relações interpessoais saudáveis. Esse estudo tem por objetivo discutir a importância do Treino de Habilidades Sociais no ensino fundamental em ambiente escolar à luz da literatura, com base nos estudos de Del Prette e Del Prette, e com isso propor ações que facilitem o uso do Treino de Habilidades Sociais no cotidiano da sala de aula.