Com o intuito de destacar os principais componentes dos sistemas circulatório, urinário, respiratório, endócrino e digestório e suas funções foi idealizado o jogo: “Quem Sou e o Que Faço”. Para tal, foram feitos desenhos dos sistemas anteriormente mencionados com setas apontando para cada componente e números. Há dois tipos de cartas, uma com o nome do componente/órgão e outra com uma breve descrição da principal função. O objetivo do jogo é identificar as estruturas destacadas e relacionar com a sua função. Cada equipe recebe um sistema com as suas respectivas cartas, de posse de um cronômetro (que foi utilizado o do celular) é dado o start inicial, e depois de relacionar os componentes/órgãos com sua função, o cronômetro é parado e anotado o tempo. A equipe recebe um gabarito para verificar os acertos e os erros, os quais são anotados. Depois disso, as equipes trocam de sistema e repetem as etapas descritas anteriormente. Depois que cada equipe passar pelos 5 sistemas, será contabilizado o tempo total (somatório do tempo gasto em cada sistema) sendo que a equipe a realizar em menor tempo receberá 100 pontos, o segundo menor tempo 90, o terceiro 80, o quarto 70 e o último 60. O total de acertos (10 pontos para cada acerto) e total de erros (-5 para cada erro) também serão computados. Ao final, o grupo que tiver a maior pontuação vence o jogo. O jogo aqui descrito pode ser utilizado antes mesmo de uma explanação teórica, ele mobiliza os conhecimentos prévios dos alunos, levando-os a reflexão, fazendo com que a aula seja mais participativa e engajadora.