A promoção de saúde mental é um tema pouco difundido, o que dificulta a construção de recursos pedagógicos que facilitem a implementação de projetos locais revertidos a promoção do bem-estar e saúde mental no meio escolar. Diante disso, pode-se verificar que um estilo de vida saudável e uma alimentação apropriada podem nos proporcionar bem-estar. Mas tendo em mente que o nosso estado de ânimo também é influenciado por fatores clínicos e sociais, daí a importância do acompanhamento psicológico, juntamente com uma esquipe multidisciplinar. Associando ciências, este trabalho aborda o processo da alimentação saudável e balanceada e sua influência na satisfação e melhoria da saúde mental de estudantes da rede pública de ensino na cidade de Imperatriz- Maranhão, relacionando-se a sua aplicabilidade com possíveis atividades bioquímicas e nutricionais. Infere-se, portanto, que a baixa demanda no que se refere a acessibilidade a promoção de saúde mental traz a demanda, da construção de projetos pedagógicos que se inserem em âmbito escolar, sob a perspectiva de alunos e professores, é indeclinável. O presente trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, apoiando-se em bases de artigos, teses e monografias, ademais, aplicaram-se questionários para mensuração da saúde mental dos estudantes dessas instituições, que passam diariamente por diversas situações que podem lhes conferir determinados distúrbios mentais. Destarte, tornou-se possível a percepção de que os alunos têm conhecimento que a alimentação pode afetar sim a saúde mental, e eles também sabem da importância que é ter uma comida de qualidade, equilibrada e satisfatória todos os dias na mesa de casa, todavia, por questões socioeconômicas e de vulnerabilidade existem famílias que não gozam deste direito, ou em que muitas das vezes fazem apenas uma refeição durante as 24 horas do dia.