Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa exploratória e tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de Química, abordando o tema “o uso indevido de agrotóxicos". A sequência didática baseia-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, com abordagem nas funções orgânicas e na química ambiental, utilizando as estruturas dos princípios ativos dos agrotóxicos. O objetivo é fornecer um suporte pedagógico eficiente para os professores, auxiliando-os no planejamento de aulas estruturadas e envolventes, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura dos conceitos e habilidades químicas. O trabalho propõe o uso do jogo didático "Júri Simulado" como aplicação do conhecimento, proporcionando uma experiência prática e participativa para os alunos, estimulando o pensamento crítico, a argumentação e a conscientização ambiental, já que são desafiados a analisar diferentes perspectivas sobre o uso de agrotóxicos. O material elaborado inclui três documentos norteadores, uma Sequência Didática, um Guia do Aluno e um Guia do Professor, que oferecem orientações e organização, permitindo a apresentação sequencial e articulada dos conteúdos, construindo uma base sólida de conhecimento e estabelecendo conexões entre os dados fornecidos. O guia do professor ajuda a garantir a progressão e a articulação dos temas, adaptando as atividades e estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos. Já o guia do aluno oferece recursos para acompanhar o progresso e avaliar a aprendizagem ao longo da sequência. Sendo assim, espera-se que, por meio das atividades propostas na sequência didática que integra química e jogos educativos, os alunos sejam capazes de compreender fenômenos e conceitos químicos dentro e fora da sala de aula, além de auxiliar os docentes na construção de novos materiais didáticos.