As ciências da natureza formam uma área de estudo que inclui Biologia, Química e Física, três disciplinas que, muitas vezes, são consideradas difíceis ou que apresentam maiores dificuldades de compreensão dos conteúdos. Sendo assim, o uso de metodologias ativas, como a gamificação, é relevante para o processo de ensino aprendizagem. Portanto, ao combinar habilidades e desafios, torna-se possível a aquisição de conhecimentos específicos de forma satisfatória e prazerosa. Assim, o presente trabalho, em andamento, vislumbrando a comunicação facilitada de conceitos, atrativos e compreensíveis para todos, planejou um Escape Room, afim de estreitar a relação entre o ensino das ciências naturais e o mundo mágico de Harry Potter. Essa estratégia de gamificação, caracterizada como serious game (jogo sério), foi elaborada a partir de conteúdos de biologia e química, simplificados e exemplificados com componentes lúdicos da saga. Destaca-se ainda a relação da prática com as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao curso de licenciatura em biologia do IFRN Campus Macau. Na sequência, será explorada a eficácia da metodologia através da aplicação em evento científico próprio da Escola Monsenhor Honório, em Pendências - RN. Espera-se que, a ludicidade do método, quando atrelado ao ensino das ciências naturais, contribua para o aprendizado dos conteúdos selecionados.