Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PORQUE SIM, NÃO É RESPOSTA: UMA ANÁLISE DO QUADRO DO SERIADO CASTELO RÁ-TIM-BUM A PARTIR DE NÓVOA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, OBSTINAÇÃO, PROFESSOR E ALUNO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Nos últimos encontros do nosso grupo de estudo sobre formação docente estivemos lendo, refletindo e discutindo o texto o Regresso dos Professores, escrito pelo português Antonio Nóvoa. Diante da observação do terceiro passo descrito por este autor que trata de obstinação e persistência do professor diante das expectativas e necessidades do aluno, deparamo-nos com uma lembrança de infância: o quadro de um antigo seriado da TV Cultura bastante popular na década de noventa, “Porque Sim, Não é Resposta!” A partir desta lembrança o artigo justifica-se pela necessidade de compreender como uma simples cena fictícia pode servir de base para refletir a docência, desenvolvendo assim, uma discussão com um autor que, em oposição à demasia teórica, acredita que a formação docente deve voltar-se para a própria observação prática da profissão e para isto, foi necessário relacionar a situação vivenciada pelos personagens Zequinha e Telekid como se estes sugerissem uma alusão à qualidade de um tipo ideal do fazer docente e discente. A metodologia determinada para este artigo é qualitativa, bibliográfica e analítica. O objetivo principal é: Investigar em Nóvoa como o professor pode desempenhar seu papel obstinadamente; enquanto que os objetivos mais específicos são: 1. Interpretar a proposta de Nóvoa para formação docente no contexto ensino aprendizagem; 2. Descrever a relevância do seriado Castelo Ra-Tim-Bum e seu quadro; 3. Analisar como a cena em oposição à proposta de Nóvoa pode servir de reflexão para um exercício docente caracterizado pela obstinação. Consequentemente, consideramos que o docente desenvolve obstinação e persistência pela compreensão adequada da realidade vivida na formação, possibilitando assim que os desafios da docência encontrados na escola sejam conhecidos antecipadamente gerando auto confiança para superar os desafios.

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