Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PORQUE SIM, NÃO É RESPOSTA: UMA ANÁLISE DO QUADRO DO SERIADO CASTELO RÁ-TIM-BUM A PARTIR DE NÓVOA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, OBSTINAÇÃO, PROFESSOR E ALUNO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
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O objetivo principal é: Investigar em Nóvoa como o professor pode desempenhar seu papel obstinadamente; enquanto que os objetivos mais específicos são: 1. Interpretar a proposta de Nóvoa para formação docente no contexto ensino aprendizagem; 2. Descrever a relevância do seriado Castelo Ra-Tim-Bum e seu quadro; 3. Analisar como a cena em oposição à proposta de Nóvoa pode servir de reflexão para um exercício docente caracterizado pela obstinação. Consequentemente, consideramos que o docente desenvolve obstinação e persistência pela compreensão adequada da realidade vivida na formação, possibilitando assim que os desafios da docência encontrados na escola sejam conhecidos antecipadamente gerando auto confiança para superar os desafios.Nos últimos encontros do nosso grupo de estudo sobre formação docente estivemos lendo, refletindo e discutindo o texto o Regresso dos Profe" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, OBSTINAÇÃO, PROFESSOR E ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_12_54_14_idinscrito_837_9b8bfb60e0eaa4ba245b2123d95c9dc1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAEL TORRES RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISRAEL" "autor_email" => "itpedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9898 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 837 "titulo" => "PORQUE SIM, NÃO É RESPOSTA: UMA ANÁLISE DO QUADRO DO SERIADO CASTELO RÁ-TIM-BUM A PARTIR DE NÓVOA." 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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Nos últimos encontros do nosso grupo de estudo sobre formação docente estivemos lendo, refletindo e discutindo o texto o Regresso dos Professores, escrito pelo português Antonio Nóvoa. Diante da observação do terceiro passo descrito por este autor que trata de obstinação e persistência do professor diante das expectativas e necessidades do aluno, deparamo-nos com uma lembrança de infância: o quadro de um antigo seriado da TV Cultura bastante popular na década de noventa, “Porque Sim, Não é Resposta!” A partir desta lembrança o artigo justifica-se pela necessidade de compreender como uma simples cena fictícia pode servir de base para refletir a docência, desenvolvendo assim, uma discussão com um autor que, em oposição à demasia teórica, acredita que a formação docente deve voltar-se para a própria observação prática da profissão e para isto, foi necessário relacionar a situação vivenciada pelos personagens Zequinha e Telekid como se estes sugerissem uma alusão à qualidade de um tipo ideal do fazer docente e discente. A metodologia determinada para este artigo é qualitativa, bibliográfica e analítica. O objetivo principal é: Investigar em Nóvoa como o professor pode desempenhar seu papel obstinadamente; enquanto que os objetivos mais específicos são: 1. Interpretar a proposta de Nóvoa para formação docente no contexto ensino aprendizagem; 2. Descrever a relevância do seriado Castelo Ra-Tim-Bum e seu quadro; 3. Analisar como a cena em oposição à proposta de Nóvoa pode servir de reflexão para um exercício docente caracterizado pela obstinação. Consequentemente, consideramos que o docente desenvolve obstinação e persistência pela compreensão adequada da realidade vivida na formação, possibilitando assim que os desafios da docência encontrados na escola sejam conhecidos antecipadamente gerando auto confiança para superar os desafios.

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