LIMA, Jucileia Da Cunha et al.. O ludo matemático no ensino médio. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99141>. Acesso em: 22/12/2024 19:46
Trata-se de um relato de experiência desenvolvida por alunos do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande - Campus – Cuité, na condição de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A experiência centrou-se em alternativas didáticas para a aprendizagem do conceito de potência devido às múltiplas dificuldades geradas pela sua definição e estudo, como é o caso do expoente zero, negativo ou racional, e pelas inúmeras aplicações que tem em relação a outros conceitos matemáticos como polinômios, funções, entre outros. Nesse sentido, foi realizada uma investigação com o objetivo de propor atividades utilizando o ludo matemático como recurso didático para aprimorar as noções dos alunos aprendizagem do objeto matemático potência. A investigação assenta numa perspectiva qualitativa, foi desenvolvida com alunos(as) do 1º ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada na cidade de Cuité, na região centro-oeste do Estado da Paraíba. Como instrumento de coleta de informações, foi realizada uma avaliação diagnóstica para mapear os conhecimentos dos participantes a respeito do objeto matemático potência. Os resultados mostram que o jogo didático "Ludo Matemático" motivou significativamente aprendizagem do conceito de potenciação básico. Os resultados mostraram que as dificuldades iniciais dos participantes no domínio do conceito de potência foram superadas após a utilização do "Ludo Matemático". A experiência contribuiu para o reconhecimento do potencial didático dos recursos didáticos e para promover um uso bem fundamentado deles a partir de situações específicas em sala de aula.