CUNHA, Danielle De Nazaré Lopes et al.. Alfabetização e letramento no uso das tecnologias. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98690>. Acesso em: 08/11/2024 04:59
O referido trabalho tem o objetivo de compreender e utilizar nos planejamentos das aulas o uso do tema design instrucional e as tecnologias da educação, buscando implicações pedagógicas importantes para o ensino e aprendizagem relacionadas a alfabetização e letramento no âmbito do ensino fundamental I. Considerando o objetivo geral que interliga ao processo de compreensão das crianças: Ensinar o educando a ler e escrever, adquirindo habilidades no campo da leitura e escrita por meio do uso das tecnologias, com promoção ao desenvolvimento da imaginação e ao prazer na leitura e tudo que a abrange. Na elaboração de atividades sobre o plano de aula e o uso das ferramentas tecnológicas, observamos que a sua aplicação possibilita o ensino interativo, raciocínio lógico, a criatividade, autonomia, rompendo com o aprendizado tradicional, trazendo praticidade e experiências consideráveis acerca da temática, e de grande utilidade na contemporaneidade. Em termos de aprendizados no uso da tecnologia, podemos destacar a gamificação onde as crianças adquirem diversidades de saberes e são constantemente impulsionados ao aprendizado lúdico, divertido e gamificado, mas com intencionalidade no processo de alfabetização e colaboração em sala de aula e também em casa com a família. Partindo desse pressuposto em trabalhar a memória, o foco e a motivação, o presente planejamento além de gamificação, o uso dos slides e vídeos na plataforma do Youtube, colaboram para um aprendizado engajado nas experiências alfabetizadoras. Dessa forma, após o uso e apresentação de algumas tecnologias e o acesso ao design instrucional, evidenciaram-se amplos significados relativos à alfabetização, a aquisição de conceitos no letramento e a consciência concernente às tecnologias.