A presente pesquisa tem como temática o lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista analisar a concepção de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a presença do lúdico para ensinar matemática. Para tanto, fez-se necessário caracterizar ludicidade no ensino de matemática; identificar a frequência e o modo como as atividades lúdicas são desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e verificar os desafios existentes para ensinar matemática de forma lúdica nas escolas na visão dos professores investigados. O referencial teórico desse trabalho está apoiado em alguns autores renomados como: Maluf (2009), Friedman (1996), Borin (1996), Kishimoto (2010), Silva e Cunha (2020), Oliveira (2013). Autores estes que enfatizam o jogo como uma forma de auxiliar a aprendizagem dos alunos de forma prazerosa e significativa. Na metodologia quanto a abordagem foi qualitativa, utilizamos de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários no evento chamado Jornada Pedagógica, realizado pela Secretaria Municipal de Educação do município de Picos-PI, com 20 participantes. Os dados apontam que os docentes já compreendem a importância do uso do lúdico para o ensino da matemática, muito embora ainda existam percalços que os impedem de utilizar essa abordagem de maneira satisfatória.