O presente artigo traz uma reflexão acerca da importância da discussão da Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na formação do professor, com recorte nos cursos de licenciatura plena em pedagogia, considerando o fato desse conjunto de normas não ter sido apresentado, nem ter sido feito uma discussão profícua sobre essa legislação durante o período da formação das autoras (Florêncio e Oliveira) correspondido entre os anos de 2016 a 2020. A metodologia para alcançar o objetivo proposto encontra-se executada na leitura e análise documental e bibliográfica de obras cujos temas dialogam sobre a formação docente, fundamentando a preparação do profissional e as mudanças ocorridas desde sua origem até os dias atuais, como também uma breve discussão sobre as fases da infância e adolescência na história da humanidade, para isso utilizamos teóricos como Saviani (2009), Costa (2001) e Ariés (1986). Da análise documental que rege a formação de professores, foi relacionado entre o disposto nos documentos da Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) e o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. É também realizado a breve apresentação do contexto histórico dos marcos legais Brasileiros referentes as crianças e os adolescente, até a criação do ECA. Por fim é discutido sobre a inópia da sua discussão na formação de professores percebidos durante a formação das autoras.