Tradicionalmente, a maioria das práticas de sala de aula desenvolvem-se a partir de atividades de escrita e o processo de orientação dessas práticas dá-se por estratégias de mediação direcionadas aos fins pretendidos. Diante dessa reflexão, e sistematizando o objeto de estudo dessa investigação — Recursos de mediação pedagógica na produção escrita de textos argumentativos — trazemos uma questão central, que consideramos importante para nortear o presente estudo: de quais estratégias de mediação pedagógica a professora lança mão no trabalho de orientação aos alunos para o processo de produção de textos, especialmente, do texto argumentativo? Na perspectiva de responder à inquietação revelada na questão norteadora, traçamos o seguinte objetivo: analisar as estratégias de mediação das quais a professora lança mão no processo de orientação da produção escrita em sala de aula, especialmente em se tratando do texto argumentativo. Este estudo tem como base teórica o processo da mediação pedagógica no percurso da orientação do texto argumentativo dos alunos que estão em percurso de preparação para o exame nacional do ensino médio-Enem, conforme Vygotsky (1991, 2001). Este estudo foi realizado em uma escola estadual do ensino médio, especificamente em uma turma de terceiro ano. A pesquisa é de caráter qualitativo e o corpus é composto por falas da professora e dos alunos no processo de interação em sala de aula, para viabilizar a verificação das estratégias de mediação usadas pela professora no contexto de ensino. Os resultados da pesquisa indicam que uma parte das atividades escolares, desenvolvidas pela professora, se davam de forma mediada, mas, em alguns momentos, a professora mostrava-se omissa diante das discussões das atividades que exigiam um maior aprofundamento.