É indiscutível que o Brasil é um país diversificado, com múltiplas culturas, etnias e crenças, e como em toda sociedade existem aqueles que são maioria, como por exemplo o cristianismo no Brasil. No entanto, mesmo existindo essa maioria é dever do professor mostrar as pluralidades existentes no país, mesmo que isso seja algo desafiador ou fora das práticas cotidianas de muitos professores ou escolas estabelecem em suas ações didáticas. Este estudo de natureza qualitativa, realizado em 2023, foi constituído de uma pesquisa bibliográfica e teve como objetivo analisar os desafios encontrados nas escolas em relação a inclusão, interculturalidade e direitos humanos, além de analisar como é trabalhado a questão da diversidade e a inclusão nesse ambiente. O estudo é baseado, em destaque, na seguinte fundamentação teórica: Candau (2009), Silva, Carvalho (2017), Silva, Rebolo (2017), Ramos (2016), Zanata, Treviso (2016). É direito da criança e do adolescente ser acolhido independente de suas condições intelectuais, sociais, emocionais, físicas, dentre outras, o que envolve também as dimensões e variedades culturais. Isso deve acontecer para que exista relações de cooperação, além de respeito e aceitação entre sujeitos de diferentes culturas. Após uma série de buscas e discussões a respeito do tema, foram analisados conteúdos nacionais para facilitar a compreensão dos processos de inclusão, dos diálogos sobre os direitos humanos e a interculturalidade nas escolas e para a concretização deste trabalho.