O presente relato emergiu da experiência do contato dos brinquedistas com os estudantes de graduação que frequentam a Brinquedoteca Mundo Encantado, uma brinquedoteca universitária do curso de Pedagogia, de um dos campi da Universidade Federal do Piauí, o Campus Amílcar Ferreira SobralCAFS, que situa-se em Floriano, município que faz parte da região sul do estado do Piauí. Nesta discussão nos determos sobre as vivências no curso de Pedagogia ao detalhar nessa discussão três momentos que ocorrem com regularidade na rotina desse espaço lúdico, que é a atividade de acolhimento realizada com ingressantes do referido curso, as visitas guiadas com alunos de outros cursos e por fim, o terceiro momento que ocorre na semana de Educação, em que o referido espaço oferta minicurso ou oficinas de extensão, tanto ao público interno quanto externo ao CAFS. A realização deste relato, ocorre com o suporte dos registros do cotidiano vivenciado pelos brinquedistas, em seus diários de campo, conforme perspectiva metodológica de Zabalza (2005). Como resultados, se faz oportuno demarcar que, o contato e a consequente interlocução com estudantes de graduação que participam da atividade de acolhimento ou aqueles que procuram conhecer mais da Brinquedoteca Mundo Encantado por meio de visitas guiadas, constitui-se um importante balizador na organização das atividades lúdicas apropriadas a jovens e adultos. Já os momentos de visita guiada, balizam interações mistas que integram etapas mais acadêmicas pois apresenta-se desde o regulamento, a organização do espaço e suas funcionalidades envolvidas na organização da brinquedoteca e na parte final, vivencia-se a dimensão laboratorial deste espaço em que os brinquedistas efetivam interações brincantes com os visitantes-adultos- brincantes, registrando essas experiências, logo após a saída destes, em seus respectivos diários.