GÓIS, Ana Paula Basílio De et al.. Uso de jogos como auxilio no ensino da matemática. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98536>. Acesso em: 22/11/2024 03:48
A matemática desde muito tempo é vista como o terror dos alunos e o modo como ela é ministrada acaba não chamando a atenção, causando falta de interesse e curiosidade para compreendê-la. Devido a isso, professores de matemática buscam novas maneiras de ensinar e transmitir os conteúdos, de forma que os alunos percebam a importância do que está sendo ensinado. Os jogos de cartas e tabuleiros são alguns exemplos que podem ser usados em sala de aulas e, além deles, também temos os jogos digitais, como por exemplo os disponíveis em sites e aplicativos. Logo, temos o objetivo de abordar os pontos positivos e negativos de utilizar jogos como recursos didáticos nas aulas de matemática. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a análise de jogos físicos e digitais. A revisão bibliográfica dará suporte para compreender o dia a dia em sala de aula e as formas que os jogos poderão auxiliar o professor em sala, enquanto a análise de jogos trará possibilidades de recursos e suas aplicações. Espera-se compreender o uso dos jogos como uma forma de ensinar e aprender matemática, favorecendo assim a aprendizagem dos alunos. Assim, os jogos poderiam contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em matemática.