O presente artigo busca compreender as relações presentes entre a comunidade do bairro Loteamento Samambaia, no município de Petrópolis - RJ, da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia (existente no bairro) e da sensação de pertencimento que possam gerar questões a essa população. Tendo a escola e suas incumbências segundo a Constituição Federal de 1988 como base, pesquisaremos como a escola pode ser, além do desenvolvimento das competências acadêmicas, um local para desenvolver projetos que visam a valorização da cidadania e do espaço em que os alunos e seus pares residem. Para conectar os objetos desejados, utilizaremos o conceito de memória — presente nas obras dos autores Paul Ricoeur e Michel de Certeau — avaliando o histórico da instituição em consonância com o bairro e realizando possíveis propostas pedagógicas desenvolvidas na escola que façam referência ao local, suas características naturais e sociais. A intenção por trás da pesquisa é cruzar as propostas realizadas com os alunos da escola pertencentes a comunidade do Loteamento Samambaia — seja residente ou apenas utilizando a escola como fonte de ensino — com a valorização do espaço, para demonstrar como a educação é uma das principais fontes que geram o pertencimento e a valorização das pessoas a um lugar, sendo a escola a potencial materialização deste objetivo.