O presente trabalho tem como ideia central a estratégia de utilização enquanto instrumento pedagógico da arte cinematográfica para ajudar crianças na autorregulação de suas emoções. Sendo assim, como fruto de uma atividade produzida para a disciplina de Educação Especial do curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) durante o período 2022.1, o presente trabalho trata-se de uma sequência didática planejada à turma de uma criança em situação de amadurecimento precoce em prol do exercício e reflexão sobre a autorregulação emocional. Em decorrência da situação, escolhemos desenvolver estratégias através do filme da Disney Divertidamente, de 2015, que conta a história de uma criança que necessita aprender a lidar com seus cinco sentimentos primários e não simplesmente deixar-se guiar apenas por um deles. Diante disso a sequência didática apresentada objetiva, após o filme, apresentar estratégias de atividades com as crianças para o exercício da autorregulação emocional, utilizando desde jogos digitais ao trabalho de leitura da obra "Emocionário: diga o que você sente", de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel.