Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS À LUZ DA BNCC: PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99069 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5830 "inscrito_id" => 9626 "titulo" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS À LUZ DA BNCC: PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O ambiente escolar está conectado às vivências afetivas e emocionais de estudantes e profissionais da educação, como ocorre em outros âmbitos de trabalho e convivência humana. A saúde mental é um tema que tem grande impacto na sociedade hodierna, assim, fomenta-se a preocupação com aspectos emocionais e psíquicos em busca de promover nas interações cotidianas, a autogestão, o autoconhecimento e a consciência social. O presente trabalho se compõe a partir do questionamento acerca de como é possível estimular as competências socioemocionais no processo de ensino, tendo como principal objetivo desenvolver uma abordagem quanto à importância da inserção no itinerário formativo de recursos inovadores para o desenvolvimento das referidas aptidões em crianças e adolescentes. De modo específico, o estudo volta-se à compreensão da correlação entre o processo de ensino e aprendizagem, sentimentos e emoções; e se debruça sobre a conceituação e o debate dos cinco campos de competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular. Por fim, apresenta-se uma prática inovadora, que pode auxiliar professores em sala de aula, como método de estímulo no processo compreensivo das competências socioemocionais. Utiliza-se da revisão bibliográfica a partir do estudo de obras escritas ou em meios digitais para elaboração deste trabalho, a metodologia aplicada se relaciona com o estudo descritivo, investigativo e interventivo, por meio da pesquisa exploratória de campo, desenvolvida na grande área das ciências humanas, especificamente na seara da educação, com enfoque na formação de professores.O ambiente escolar está conectado às vivências afetivas e emocionais de estudantes e profissionais da educação, como ocorre em outros âmbitos de trabalho e conv" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9626_TB5830_10072023231639.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO DA SILVA RIBEIRO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Júnior Ribeiro" "autor_email" => "junior_gba2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99069 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5830 "inscrito_id" => 9626 "titulo" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS À LUZ DA BNCC: PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O ambiente escolar está conectado às vivências afetivas e emocionais de estudantes e profissionais da educação, como ocorre em outros âmbitos de trabalho e convivência humana. A saúde mental é um tema que tem grande impacto na sociedade hodierna, assim, fomenta-se a preocupação com aspectos emocionais e psíquicos em busca de promover nas interações cotidianas, a autogestão, o autoconhecimento e a consciência social. O presente trabalho se compõe a partir do questionamento acerca de como é possível estimular as competências socioemocionais no processo de ensino, tendo como principal objetivo desenvolver uma abordagem quanto à importância da inserção no itinerário formativo de recursos inovadores para o desenvolvimento das referidas aptidões em crianças e adolescentes. De modo específico, o estudo volta-se à compreensão da correlação entre o processo de ensino e aprendizagem, sentimentos e emoções; e se debruça sobre a conceituação e o debate dos cinco campos de competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular. Por fim, apresenta-se uma prática inovadora, que pode auxiliar professores em sala de aula, como método de estímulo no processo compreensivo das competências socioemocionais. Utiliza-se da revisão bibliográfica a partir do estudo de obras escritas ou em meios digitais para elaboração deste trabalho, a metodologia aplicada se relaciona com o estudo descritivo, investigativo e interventivo, por meio da pesquisa exploratória de campo, desenvolvida na grande área das ciências humanas, especificamente na seara da educação, com enfoque na formação de professores.O ambiente escolar está conectado às vivências afetivas e emocionais de estudantes e profissionais da educação, como ocorre em outros âmbitos de trabalho e conv" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9626_TB5830_10072023231639.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO DA SILVA RIBEIRO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Júnior Ribeiro" "autor_email" => "junior_gba2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ambiente escolar está conectado às vivências afetivas e emocionais de estudantes e profissionais da educação, como ocorre em outros âmbitos de trabalho e convivência humana. A saúde mental é um tema que tem grande impacto na sociedade hodierna, assim, fomenta-se a preocupação com aspectos emocionais e psíquicos em busca de promover nas interações cotidianas, a autogestão, o autoconhecimento e a consciência social. O presente trabalho se compõe a partir do questionamento acerca de como é possível estimular as competências socioemocionais no processo de ensino, tendo como principal objetivo desenvolver uma abordagem quanto à importância da inserção no itinerário formativo de recursos inovadores para o desenvolvimento das referidas aptidões em crianças e adolescentes. De modo específico, o estudo volta-se à compreensão da correlação entre o processo de ensino e aprendizagem, sentimentos e emoções; e se debruça sobre a conceituação e o debate dos cinco campos de competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular. Por fim, apresenta-se uma prática inovadora, que pode auxiliar professores em sala de aula, como método de estímulo no processo compreensivo das competências socioemocionais. Utiliza-se da revisão bibliográfica a partir do estudo de obras escritas ou em meios digitais para elaboração deste trabalho, a metodologia aplicada se relaciona com o estudo descritivo, investigativo e interventivo, por meio da pesquisa exploratória de campo, desenvolvida na grande área das ciências humanas, especificamente na seara da educação, com enfoque na formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.