O ambiente escolar está conectado às vivências afetivas e emocionais de estudantes e profissionais da educação, como ocorre em outros âmbitos de trabalho e convivência humana. A saúde mental é um tema que tem grande impacto na sociedade hodierna, assim, fomenta-se a preocupação com aspectos emocionais e psíquicos em busca de promover nas interações cotidianas, a autogestão, o autoconhecimento e a consciência social. O presente trabalho se compõe a partir do questionamento acerca de como é possível estimular as competências socioemocionais no processo de ensino, tendo como principal objetivo desenvolver uma abordagem quanto à importância da inserção no itinerário formativo de recursos inovadores para o desenvolvimento das referidas aptidões em crianças e adolescentes. De modo específico, o estudo volta-se à compreensão da correlação entre o processo de ensino e aprendizagem, sentimentos e emoções; e se debruça sobre a conceituação e o debate dos cinco campos de competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular. Por fim, apresenta-se uma prática inovadora, que pode auxiliar professores em sala de aula, como método de estímulo no processo compreensivo das competências socioemocionais. Utiliza-se da revisão bibliográfica a partir do estudo de obras escritas ou em meios digitais para elaboração deste trabalho, a metodologia aplicada se relaciona com o estudo descritivo, investigativo e interventivo, por meio da pesquisa exploratória de campo, desenvolvida na grande área das ciências humanas, especificamente na seara da educação, com enfoque na formação de professores.