Os conceitos elementares para a compreensão da importância e funcionalidade dos ácidos nucleicos e sua ação nos processos biológicos e biotecnológicos é de fundamental importância para a valorização dos conceitos científicos aplicando-os no cotidiano, não somente escolar, mas de vida social de cada estudante envolvido. Com relação à estrutura e organização dos ácidos nucleicos, uma das principais dificuldades parece estar relacionada à abstração, ao raciocínio a nível molecular e ao grande número de conceitos envolvidos. Buscando sanar as possíveis dificuldades de relacionar o conteúdo dos ácidos nucleicos, os estudantes interagiram com uma sequência didática investigativa com ação de intervenção com atividade lúdica. A intervenção realizada com estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Arnaldo Carneiro Leão, que fica localizada no bairro de Maranguape 1 no município do Paulista-PE, com a intenção de retomar os conceitos e a apreensão do conhecimento da importância dos ácidos nucléicos como moléculas biológicas para a manutenção da vida funcional, o desenvolvimento do pensamento crítico e responsável que se faz necessário nas gerações de estudantes que estamos orientando para protagonizar as ações futuras. Ao final foi possível identificar como resultados favoráveis que o uso de atividades lúdica para compreensão de conceitos abstratos mostrou eficiência não apenas conceitual, mas em uma melhor dinâmica em sala de aula com interação dos estudantes. A participação na aula se fez mais ativa demostrando a eficiência do uso direcionado da curiosidade no aprendizado instigando o protagonismo no buscar conhecimento e na interação entre eles para a realização das atividades gerando também um momento de formação integral do indivíduo social, que também é foco de cada momento pedagógico em uma escola.