Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE EM UMA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA NO ESTUDO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95986
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1752
    "inscrito_id" => 11660
    "titulo" => "A LUDICIDADE EM UMA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA NO ESTUDO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS"
    "resumo" => "Os conceitos elementares para a compreensão da importância e funcionalidade dos ácidos nucleicos e sua ação nos processos biológicos e biotecnológicos é de fundamental importância para a valorização dos conceitos científicos aplicando-os no cotidiano, não somente escolar, mas de vida social de cada estudante envolvido. Com relação à estrutura e organização dos ácidos nucleicos, uma das principais dificuldades parece estar relacionada à abstração, ao raciocínio a nível molecular e ao grande número de conceitos envolvidos. Buscando sanar as possíveis dificuldades de relacionar o conteúdo dos ácidos nucleicos, os estudantes interagiram com uma sequência didática investigativa com ação de intervenção com atividade lúdica. A intervenção realizada com estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Arnaldo Carneiro Leão, que fica localizada no bairro de Maranguape 1 no município do Paulista-PE, com a intenção de retomar os conceitos e a apreensão do conhecimento da importância dos ácidos nucléicos como moléculas biológicas para a manutenção da vida funcional, o desenvolvimento do pensamento crítico e responsável que se faz necessário nas gerações de estudantes que estamos orientando para protagonizar as ações futuras. Ao final foi possível identificar como resultados favoráveis que o uso de atividades lúdica para compreensão de conceitos abstratos mostrou eficiência não apenas conceitual, mas em uma melhor dinâmica em sala de aula com interação dos estudantes. A participação na aula se fez mais ativa demostrando a eficiência do uso direcionado da curiosidade no aprendizado instigando o protagonismo no buscar conhecimento e na interação entre eles para a realização das atividades gerando também um momento de formação integral do indivíduo social, que também é foco de cada momento pedagógico em uma escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11660_TB1752_06052023131426.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIÚCIA GUSMÃO BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Katiúcia Gusmão"
    "autor_email" => "souktgusmao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95986
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1752
    "inscrito_id" => 11660
    "titulo" => "A LUDICIDADE EM UMA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA NO ESTUDO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS"
    "resumo" => "Os conceitos elementares para a compreensão da importância e funcionalidade dos ácidos nucleicos e sua ação nos processos biológicos e biotecnológicos é de fundamental importância para a valorização dos conceitos científicos aplicando-os no cotidiano, não somente escolar, mas de vida social de cada estudante envolvido. Com relação à estrutura e organização dos ácidos nucleicos, uma das principais dificuldades parece estar relacionada à abstração, ao raciocínio a nível molecular e ao grande número de conceitos envolvidos. Buscando sanar as possíveis dificuldades de relacionar o conteúdo dos ácidos nucleicos, os estudantes interagiram com uma sequência didática investigativa com ação de intervenção com atividade lúdica. A intervenção realizada com estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Arnaldo Carneiro Leão, que fica localizada no bairro de Maranguape 1 no município do Paulista-PE, com a intenção de retomar os conceitos e a apreensão do conhecimento da importância dos ácidos nucléicos como moléculas biológicas para a manutenção da vida funcional, o desenvolvimento do pensamento crítico e responsável que se faz necessário nas gerações de estudantes que estamos orientando para protagonizar as ações futuras. Ao final foi possível identificar como resultados favoráveis que o uso de atividades lúdica para compreensão de conceitos abstratos mostrou eficiência não apenas conceitual, mas em uma melhor dinâmica em sala de aula com interação dos estudantes. A participação na aula se fez mais ativa demostrando a eficiência do uso direcionado da curiosidade no aprendizado instigando o protagonismo no buscar conhecimento e na interação entre eles para a realização das atividades gerando também um momento de formação integral do indivíduo social, que também é foco de cada momento pedagógico em uma escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11660_TB1752_06052023131426.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIÚCIA GUSMÃO BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Katiúcia Gusmão"
    "autor_email" => "souktgusmao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os conceitos elementares para a compreensão da importância e funcionalidade dos ácidos nucleicos e sua ação nos processos biológicos e biotecnológicos é de fundamental importância para a valorização dos conceitos científicos aplicando-os no cotidiano, não somente escolar, mas de vida social de cada estudante envolvido. Com relação à estrutura e organização dos ácidos nucleicos, uma das principais dificuldades parece estar relacionada à abstração, ao raciocínio a nível molecular e ao grande número de conceitos envolvidos. Buscando sanar as possíveis dificuldades de relacionar o conteúdo dos ácidos nucleicos, os estudantes interagiram com uma sequência didática investigativa com ação de intervenção com atividade lúdica. A intervenção realizada com estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Arnaldo Carneiro Leão, que fica localizada no bairro de Maranguape 1 no município do Paulista-PE, com a intenção de retomar os conceitos e a apreensão do conhecimento da importância dos ácidos nucléicos como moléculas biológicas para a manutenção da vida funcional, o desenvolvimento do pensamento crítico e responsável que se faz necessário nas gerações de estudantes que estamos orientando para protagonizar as ações futuras. Ao final foi possível identificar como resultados favoráveis que o uso de atividades lúdica para compreensão de conceitos abstratos mostrou eficiência não apenas conceitual, mas em uma melhor dinâmica em sala de aula com interação dos estudantes. A participação na aula se fez mais ativa demostrando a eficiência do uso direcionado da curiosidade no aprendizado instigando o protagonismo no buscar conhecimento e na interação entre eles para a realização das atividades gerando também um momento de formação integral do indivíduo social, que também é foco de cada momento pedagógico em uma escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.