Considerando a grande expansão do estudo das experiências na Linguística Aplicada e a grande pertinência de adequar o ensino e aprendizagem de línguas aos novos artefatos ligados a tecnologia digital. Este artigo tem como objetivo investigar experiências de alunos com produções de textos do gênero rap no aplicativo WhatsApp. Nesse âmbito, pretendeu-se averiguar a relevância do ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da produção de textos. Identificar a multiplicidades de linguagens na produção do gênero rap e analisar as experiências vivenciadas pelos alunos na perspectiva dos multiletramentos. O estudo trata-se de uma pesquisa participante, assumindo uma metodologia de caráter descritivo-interpretativo, na qual lançou-se um olhar qualitativo sobre os dados, na perspectiva do método fenomenológico. Como instrumentos para a pesquisa, utilizamos os prints das produções com o gênero rap de alunos pertencentes ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Marcelino Vieira/RN. O seu referencial teórico foi construído com base em Rojo e Moura (2012), BNCC (2017), Rojo (2009), Saito e Souza (2011), entre outros. Os resultados mostraram que de acordo com as experiências dos alunos investigados seguem, em geral, o entendimento de que o ambiente virtual pode ser um espaço que incentiva a produção textual entre mensagens, imagens e sons, bem como pode instigar um conhecimento que auxilia a escrita do texto de forma dinâmica interativa e colaborativa.