ESTUDOS DE CASOS: UMA METODOLOGIA AO ENSINO DE QUÍMICA (REVISÃO DE LITERATURA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101079 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8758 "inscrito_id" => 25537 "titulo" => "ESTUDOS DE CASOS: UMA METODOLOGIA AO ENSINO DE QUÍMICA (REVISÃO DE LITERATURA)" "resumo" => "Os Estudos de Caso vêm sendo amplamente utilizados no contexto educacional e têm ganhado destaque frente a outras metodologias ativas pelo foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores e por contemplar um ensino orientado, promovendo o engajamento e o protagonismo dos alunos. Assim, este artigo objetiva realizar um mapeamento da ferramenta metodológica Estudos de Caso a fim de investigar como ela contribui ao ensino de química para alunos do ensino médio. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, de caráter qualitativo, em artigos científicos publicados no período de 2019-2023. Os resultados apontaram que os Estudos de Caso podem ser utilizados na abordagem de diversos conteúdos de química e de diferentes maneiras, conferindo flexibilidade quanto à sua aplicação. O uso dessa ferramenta promoveu significativamente o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a argumentação, a comunicação oral e escrita e a capacidade de resolver problemas. Ademais, o Estudo de Caso foi aplicado para revisar, fixar conteúdos e promover discussões acerca de determinado tema, e não para substituir as aulas teóricas, nas quais alguns conteúdos conseguem ser melhor desenvolvidos. Portanto, concluiu-se que a metodologia vem sendo usada para promover um ensino pautado no desenvolvimento de habilidades e no protagonismo do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582eac70b8c5_20122023102319.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2023-12-20 10:23:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEM DE FREITAS FERREIRA COELHO" "autor_nome_curto" => "SUELEM" "autor_email" => "suelem.sff@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101079 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8758 "inscrito_id" => 25537 "titulo" => "ESTUDOS DE CASOS: UMA METODOLOGIA AO ENSINO DE QUÍMICA (REVISÃO DE LITERATURA)" "resumo" => "Os Estudos de Caso vêm sendo amplamente utilizados no contexto educacional e têm ganhado destaque frente a outras metodologias ativas pelo foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores e por contemplar um ensino orientado, promovendo o engajamento e o protagonismo dos alunos. Assim, este artigo objetiva realizar um mapeamento da ferramenta metodológica Estudos de Caso a fim de investigar como ela contribui ao ensino de química para alunos do ensino médio. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, de caráter qualitativo, em artigos científicos publicados no período de 2019-2023. Os resultados apontaram que os Estudos de Caso podem ser utilizados na abordagem de diversos conteúdos de química e de diferentes maneiras, conferindo flexibilidade quanto à sua aplicação. O uso dessa ferramenta promoveu significativamente o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a argumentação, a comunicação oral e escrita e a capacidade de resolver problemas. Ademais, o Estudo de Caso foi aplicado para revisar, fixar conteúdos e promover discussões acerca de determinado tema, e não para substituir as aulas teóricas, nas quais alguns conteúdos conseguem ser melhor desenvolvidos. Portanto, concluiu-se que a metodologia vem sendo usada para promover um ensino pautado no desenvolvimento de habilidades e no protagonismo do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582eac70b8c5_20122023102319.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2023-12-20 10:23:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEM DE FREITAS FERREIRA COELHO" "autor_nome_curto" => "SUELEM" "autor_email" => "suelem.sff@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }