A Educação Ambiental (EA) é um tema transversal que deve aparecer inserida na educação formal de maneira prática, integrada, contínua e permanente, em todos os níveis de ensino, sendo orientada através da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), tendo em sua perspectiva o desenvolvimento de cidadãos conscientes e engajados em práticas sustentáveis no ambiente em que vivem. Reconhecendo a relevância da Educação Ambiental para o contexto escolar, é essencial que a formação acadêmica dos professores esteja bem estruturada de modo a capacitá-los a adotar uma abordagem transdisciplinar que atenda aos objetivos da PNEA. Entendendo-se a pertinência da EA, este artigo tem por objetivo analisar a PNEA, realizar levantamento bibliográfico e relatar atividades realizadas pelos autores, incluindo experiências em campo no município de Icapuí-CE com o turismo de base comunitária (TBC), e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, na comunidade de Diogo Lopes, em Macau-RN, também com TBC, e capacitação de professores realizada no município de Goianinha-RN, enfatizando o quanto estas atividades podem proporcionar um processo formativo enriquecedor para os educadores. Ao participarem dessas práticas, os professores se sentiram mais preparados para desenvolver atividades e aulas fundamentadas nos princípios da Educação Ambiental. Essas práticas desempenharam um papel fundamental no aprimoramento do conhecimento e na competência dos educadores para uma abordagem mais alinhada com os princípios da EA. Compreende-se que a formação dos docentes é uma fase primordial que proporciona subsídios para que a Educação Ambiental seja implementada pelos professores de forma coerente com seus objetivos, portanto é necessário realizar reflexões acerca de como a EA pode ser concebida durante a formação destes educadores de maneira a instrumentalizá-los para exercer suas atividades de maneira transversal compreendendo que a EA tem um papel crucial no processo da formação da sociedade.