Ciências morfológicas na área de saúde humana envolvem a anatomia, a embriologia, a histologia e a biologia celular, essas áreas da ciências são repletas de conceitos, processos e estruturas complexas tornando difícil a compreensão desses conhecimentos. Sendo assim, o uso de modelos didáticos é de tamanha relevância pois são uma representação simplificada e estruturada de um conceito, processo ou sistema. Para identificar os modelos didáticos existentes é possível realizar monitoramento tecnológico. Este envolve a busca por novas tecnologias, inovações, patentes, pesquisas científicas e outras fontes relevantes. O objetivo do presente trabalho foi monitorar tecnologicamente modelos didáticos patenteados de citologia, anatomia, histologia e embriologia elencando os que são acessíveis a estudantes com deficiências visuais. Para tal foram realizadas duas etapas. A primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e The Lens (lens.org) que abrange o Global Dossier com as patentes dos escritórios estadunidense, europeu, japonês, coreano e chinês. A segunda etapa consistiu na interpretação desses dados com o objetivo de identificar os principais inventores, quais áreas das ciências morfológicas possuem mais protótipos didáticos, ano de depósito e quais países mais desenvolveram patentes. Após a análise dos dados, foi possível constatar que em 2004 a primeira patente na área foi depositada e em 2021 houveram 8 depósitos; o país que mais patenteou modelos foi a China; ademais, a área das ciências morfológicas que mais recebeu depósitos foi a de anatomia. Quanto à acessibilidade dessas patentes, foi identificada apenas duas, acessíveis a estudantes com deficiência visual. Desse modo, conclui-se que ao longo dos anos o ramo de produção de modelos didáticos para o ensino das ciências morfológicas cresceu significativamente, no entanto, a acessibilidade desses modelos ainda carece de mais pesquisa e desenvolvimento.