Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE MODELOS DIDÁTICOS PATENTEADOS SOBRE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PARA ALUNOS NORMOVISUAIS E COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97614
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3942
    "inscrito_id" => 13609
    "titulo" => "MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE MODELOS DIDÁTICOS PATENTEADOS SOBRE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PARA ALUNOS NORMOVISUAIS E COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "Ciências morfológicas na área de saúde humana envolvem a anatomia, a embriologia, a histologia e a biologia celular, essas áreas da ciências são repletas de conceitos, processos e estruturas complexas tornando difícil a compreensão desses conhecimentos. Sendo assim, o uso de modelos didáticos é de tamanha relevância pois são uma representação simplificada e estruturada de um conceito, processo ou sistema. Para identificar os modelos didáticos existentes é possível realizar monitoramento tecnológico. Este envolve a busca por novas tecnologias, inovações, patentes, pesquisas científicas e outras fontes relevantes. O objetivo do presente trabalho foi monitorar tecnologicamente modelos didáticos patenteados de citologia, anatomia, histologia e embriologia elencando os que são acessíveis a estudantes com deficiências visuais. Para tal foram realizadas duas etapas. A primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e The Lens (lens.org) que abrange o Global Dossier com as patentes dos escritórios estadunidense, europeu, japonês, coreano e chinês. A segunda etapa consistiu na interpretação desses dados com o objetivo de identificar os principais inventores, quais áreas das ciências morfológicas possuem mais protótipos didáticos, ano de depósito e quais países mais desenvolveram patentes. Após a análise dos dados, foi possível constatar que em 2004 a primeira patente na área foi depositada e em 2021 houveram 8 depósitos; o país que mais patenteou modelos foi a China; ademais, a área das ciências morfológicas que mais recebeu depósitos foi a de anatomia. Quanto à acessibilidade dessas patentes, foi identificada apenas duas, acessíveis a estudantes com deficiência visual. Desse modo, conclui-se que ao longo dos anos o ramo de produção de modelos didáticos para o ensino das ciências morfológicas cresceu significativamente, no entanto, a acessibilidade desses modelos ainda carece de mais pesquisa e desenvolvimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13609_TB3942_24092023222000.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE DA SILVEIRA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "KALINE"
    "autor_email" => "kaline.amorim@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97614
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3942
    "inscrito_id" => 13609
    "titulo" => "MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE MODELOS DIDÁTICOS PATENTEADOS SOBRE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PARA ALUNOS NORMOVISUAIS E COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "Ciências morfológicas na área de saúde humana envolvem a anatomia, a embriologia, a histologia e a biologia celular, essas áreas da ciências são repletas de conceitos, processos e estruturas complexas tornando difícil a compreensão desses conhecimentos. Sendo assim, o uso de modelos didáticos é de tamanha relevância pois são uma representação simplificada e estruturada de um conceito, processo ou sistema. Para identificar os modelos didáticos existentes é possível realizar monitoramento tecnológico. Este envolve a busca por novas tecnologias, inovações, patentes, pesquisas científicas e outras fontes relevantes. O objetivo do presente trabalho foi monitorar tecnologicamente modelos didáticos patenteados de citologia, anatomia, histologia e embriologia elencando os que são acessíveis a estudantes com deficiências visuais. Para tal foram realizadas duas etapas. A primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e The Lens (lens.org) que abrange o Global Dossier com as patentes dos escritórios estadunidense, europeu, japonês, coreano e chinês. A segunda etapa consistiu na interpretação desses dados com o objetivo de identificar os principais inventores, quais áreas das ciências morfológicas possuem mais protótipos didáticos, ano de depósito e quais países mais desenvolveram patentes. Após a análise dos dados, foi possível constatar que em 2004 a primeira patente na área foi depositada e em 2021 houveram 8 depósitos; o país que mais patenteou modelos foi a China; ademais, a área das ciências morfológicas que mais recebeu depósitos foi a de anatomia. Quanto à acessibilidade dessas patentes, foi identificada apenas duas, acessíveis a estudantes com deficiência visual. Desse modo, conclui-se que ao longo dos anos o ramo de produção de modelos didáticos para o ensino das ciências morfológicas cresceu significativamente, no entanto, a acessibilidade desses modelos ainda carece de mais pesquisa e desenvolvimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13609_TB3942_24092023222000.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE DA SILVEIRA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "KALINE"
    "autor_email" => "kaline.amorim@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ciências morfológicas na área de saúde humana envolvem a anatomia, a embriologia, a histologia e a biologia celular, essas áreas da ciências são repletas de conceitos, processos e estruturas complexas tornando difícil a compreensão desses conhecimentos. Sendo assim, o uso de modelos didáticos é de tamanha relevância pois são uma representação simplificada e estruturada de um conceito, processo ou sistema. Para identificar os modelos didáticos existentes é possível realizar monitoramento tecnológico. Este envolve a busca por novas tecnologias, inovações, patentes, pesquisas científicas e outras fontes relevantes. O objetivo do presente trabalho foi monitorar tecnologicamente modelos didáticos patenteados de citologia, anatomia, histologia e embriologia elencando os que são acessíveis a estudantes com deficiências visuais. Para tal foram realizadas duas etapas. A primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e The Lens (lens.org) que abrange o Global Dossier com as patentes dos escritórios estadunidense, europeu, japonês, coreano e chinês. A segunda etapa consistiu na interpretação desses dados com o objetivo de identificar os principais inventores, quais áreas das ciências morfológicas possuem mais protótipos didáticos, ano de depósito e quais países mais desenvolveram patentes. Após a análise dos dados, foi possível constatar que em 2004 a primeira patente na área foi depositada e em 2021 houveram 8 depósitos; o país que mais patenteou modelos foi a China; ademais, a área das ciências morfológicas que mais recebeu depósitos foi a de anatomia. Quanto à acessibilidade dessas patentes, foi identificada apenas duas, acessíveis a estudantes com deficiência visual. Desse modo, conclui-se que ao longo dos anos o ramo de produção de modelos didáticos para o ensino das ciências morfológicas cresceu significativamente, no entanto, a acessibilidade desses modelos ainda carece de mais pesquisa e desenvolvimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.