A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) reafirma o disposto na Constituição Federal ao regulamentar a educação infantil como primeira etapa da educação básica, cuja finalidade é o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos cognitivo, afetivo, físico e social, complementando a ação da família. A função primordial da educação infantil passa a ser o cuidar/educar de forma integrada. Nossa proposta de pesquisa buscou investigar o processo de implementação do currículo da educação infantil no município de Barra de Santana, PB. Os principais autores estudados para a fundamentação teórico metodológica foram: (MACÊDO e SOUZA, 2022), (MEDEIROS e DANTAS, 2021), (SILVA, 2011), (BRASIL, 2018; BRASIL 2010; 2018). A metodologia é de caráter quantiqualitativo. Os dados foram produzidos através de pesquisa bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas, com 16 professoras que atuam na educação infantil. Os dados estão sendo analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados parciais apontam que as professoras entendem o currículo como um norte para a realização das práticas pedagógicas e, também o currículo implementado tem como fonte principal e primordial a BNCC da educação infantil, cujo controle da secretaria da educação é evidente, fazendo com que as professoras fiquem reféns de propostas externas e com pouca margem de autonomia para planejar, com base nas necessidades e interesses reais das crianças. Portanto, nossa conclusão parcial indica que, tanto as professoras como as crianças são assujeitadas a uma proposta curricular oficial que desprofissionaliza as professoras e não valoriza a voz e as culturas das crianças.