Este projeto de pesquisa partiu da necessidade de valorização das histórias de vida dos professores ribeirinhos, uma vez que eles reúnem experiências e práticas importantes para o desenvolvimento da Educação do Campo e para a construção de estratégias pedagógicas fundamentais para o processo ensino aprendizagem. Teve como objetivo compreender a história oral de vida de professores de escolas ribeirinhas da região do Mamuru, localizadas em uma área de fronteira entre os Municípios de Parintins-Am e Juruti-Pa, dessa forma trazendo contribuições para reflexão sobre a Educação do Campo, de maneira específica objetiva: escutar relatos orais de professores de escolas ribeirinhas sobre suas trajetórias profissionais; Registrando, a partir dos relatos orais, as experiências, os desafios e as potencialidades pedagógicas de professores; e analisar os dados coletados a partir da perspectiva histórica e da educação do campo. O caminho metodológico está fundamentado na perspectiva histórica, com a metodologia da pesquisa da história oral, realização de entrevistas temáticas que serão gravadas para o devido registro dos relatos, trazendo experiências, vivências, desafios e possibilidades pedagógicas desses profissionais. Este projeto tem como referencial Freire (1974), Arroyo e Caldart e Molina (2011), Barros e Lihtnov (2016), Fenseca e Paz (2012), Vasconcelos (2017), além de várias outras teses, dissertações, e autores que abordam a temática. Espera-se com este trabalho contribua com os estudos na área da formação de professores do campo e com a valorização desses profissionais, pois essas histórias são capazes de gerar conexão da experiência vivida com a diversidade dos territórios amazônicos. Os resultados parciais apresentam o estudo do referencial teórico de temas envolvendo história oral, saberes docentes, educação do campo e análise inicial das entrevistas. Mostrando a importância da metodologia da história oral e a perspectiva da realidade das lutas de professores ribeirinhos.