RESUMO Analisar os desafios da gestão escolar e as perspectivas do Colégio Nossa Senhora do Carmo, no município de Parintins-AM, foi o objetivo deste trabalho, motivado pelas discussões em sala de aula, pela disciplina Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa e as técnicas de observação participante, que proporcionou experiências de interação no ambiente pesquisado, especificamente na secretaria do Colégio. Foi empregada, a técnica da entrevista padronizada ou estruturada, tendo como sujeitos, a gestora, e a secretária. Elas elencaram pontos primordiais para a compreensão da gestão escolar, destacando os desafios que a escola enfrenta, sem esquecer as perspectivas que a escola se propõe. Dentre os desafios estão: dividir o tempo para cada atividade; o novo ensino médio, com as dificuldades de compreensão e execução; a substituição da APMC para Conselho escolar; a falta do funcionamento dos laboratórios de informática, ciências e matemática e a falta uma internet para os professores. Quanto às perspectivas, de acordo com os dados levantados, é preciso minimizar a ausência dos docentes que adoecem por consequência da COVID; a inauguração do ginásio poliesportivo, que irá contribuir com atividades e a recuperação dos computadores na escola. E chegar ao final do ano com a aprovação boa, com rendimento muito bom, com a permanência dos professores na escola. Fundamentaram este trabalho, Ferreira (2004), Libâneo (2012), Fachin (2002), Gil (2000) e Correia (2019). Pode-se dizer que esta atividade proporcionou reflexão e uma profunda relação da formação acadêmica com a realidade da escola básica e os diversos trabalhos que compõe a gestão escolar, principalmente a compreensão da função da gestão no acompanhamento de todo o processo educacional.