GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO E SUAS PERSPECTIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95622 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1288 "inscrito_id" => 8325 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO E SUAS PERSPECTIVAS" "resumo" => "RESUMO Analisar os desafios da gestão escolar e as perspectivas do Colégio Nossa Senhora do Carmo, no município de Parintins-AM, foi o objetivo deste trabalho, motivado pelas discussões em sala de aula, pela disciplina Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa e as técnicas de observação participante, que proporcionou experiências de interação no ambiente pesquisado, especificamente na secretaria do Colégio. Foi empregada, a técnica da entrevista padronizada ou estruturada, tendo como sujeitos, a gestora, e a secretária. Elas elencaram pontos primordiais para a compreensão da gestão escolar, destacando os desafios que a escola enfrenta, sem esquecer as perspectivas que a escola se propõe. Dentre os desafios estão: dividir o tempo para cada atividade; o novo ensino médio, com as dificuldades de compreensão e execução; a substituição da APMC para Conselho escolar; a falta do funcionamento dos laboratórios de informática, ciências e matemática e a falta uma internet para os professores. Quanto às perspectivas, de acordo com os dados levantados, é preciso minimizar a ausência dos docentes que adoecem por consequência da COVID; a inauguração do ginásio poliesportivo, que irá contribuir com atividades e a recuperação dos computadores na escola. E chegar ao final do ano com a aprovação boa, com rendimento muito bom, com a permanência dos professores na escola. Fundamentaram este trabalho, Ferreira (2004), Libâneo (2012), Fachin (2002), Gil (2000) e Correia (2019). Pode-se dizer que esta atividade proporcionou reflexão e uma profunda relação da formação acadêmica com a realidade da escola básica e os diversos trabalhos que compõe a gestão escolar, principalmente a compreensão da função da gestão no acompanhamento de todo o processo educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8325_TB1288_03052023014347.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCIARA RAQUEL DOS SANTOS CASTRO" "autor_nome_curto" => "Tarciara Raquel" "autor_email" => "tarcycastromk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95622 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1288 "inscrito_id" => 8325 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO E SUAS PERSPECTIVAS" "resumo" => "RESUMO Analisar os desafios da gestão escolar e as perspectivas do Colégio Nossa Senhora do Carmo, no município de Parintins-AM, foi o objetivo deste trabalho, motivado pelas discussões em sala de aula, pela disciplina Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa e as técnicas de observação participante, que proporcionou experiências de interação no ambiente pesquisado, especificamente na secretaria do Colégio. Foi empregada, a técnica da entrevista padronizada ou estruturada, tendo como sujeitos, a gestora, e a secretária. Elas elencaram pontos primordiais para a compreensão da gestão escolar, destacando os desafios que a escola enfrenta, sem esquecer as perspectivas que a escola se propõe. Dentre os desafios estão: dividir o tempo para cada atividade; o novo ensino médio, com as dificuldades de compreensão e execução; a substituição da APMC para Conselho escolar; a falta do funcionamento dos laboratórios de informática, ciências e matemática e a falta uma internet para os professores. Quanto às perspectivas, de acordo com os dados levantados, é preciso minimizar a ausência dos docentes que adoecem por consequência da COVID; a inauguração do ginásio poliesportivo, que irá contribuir com atividades e a recuperação dos computadores na escola. E chegar ao final do ano com a aprovação boa, com rendimento muito bom, com a permanência dos professores na escola. Fundamentaram este trabalho, Ferreira (2004), Libâneo (2012), Fachin (2002), Gil (2000) e Correia (2019). Pode-se dizer que esta atividade proporcionou reflexão e uma profunda relação da formação acadêmica com a realidade da escola básica e os diversos trabalhos que compõe a gestão escolar, principalmente a compreensão da função da gestão no acompanhamento de todo o processo educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8325_TB1288_03052023014347.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCIARA RAQUEL DOS SANTOS CASTRO" "autor_nome_curto" => "Tarciara Raquel" "autor_email" => "tarcycastromk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }