Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO E SUAS PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95622
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1288
    "inscrito_id" => 8325
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO E SUAS PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "RESUMO Analisar os desafios da gestão escolar e as perspectivas do Colégio Nossa Senhora do Carmo, no município de Parintins-AM, foi o objetivo deste trabalho, motivado pelas discussões em sala de aula, pela disciplina Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa e as técnicas de observação participante, que proporcionou experiências de interação no ambiente pesquisado, especificamente na secretaria do Colégio. Foi empregada, a técnica da entrevista padronizada ou estruturada, tendo como sujeitos, a gestora, e a secretária. Elas elencaram pontos primordiais para a compreensão da gestão escolar, destacando os desafios que a escola enfrenta, sem esquecer as perspectivas que a escola se propõe. Dentre os desafios estão: dividir o tempo para cada atividade; o novo ensino médio, com as dificuldades de compreensão e execução; a substituição da APMC para Conselho escolar; a falta do funcionamento dos laboratórios de informática, ciências e matemática e a falta uma internet para os professores. Quanto às perspectivas, de acordo com os dados levantados, é preciso minimizar a ausência dos docentes que adoecem por consequência da COVID; a inauguração do ginásio poliesportivo, que irá contribuir com atividades e a recuperação dos computadores na escola. E chegar ao final do ano com a aprovação boa, com rendimento muito bom, com a permanência dos professores na escola. Fundamentaram este trabalho, Ferreira (2004), Libâneo (2012), Fachin (2002), Gil (2000) e Correia (2019). Pode-se dizer que esta atividade proporcionou reflexão e uma profunda relação da formação acadêmica com a realidade da escola básica e os diversos trabalhos que compõe a gestão escolar, principalmente a compreensão da função da gestão no acompanhamento de todo o processo educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8325_TB1288_03052023014347.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCIARA RAQUEL DOS SANTOS CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "Tarciara Raquel"
    "autor_email" => "tarcycastromk@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95622
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1288
    "inscrito_id" => 8325
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO E SUAS PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "RESUMO Analisar os desafios da gestão escolar e as perspectivas do Colégio Nossa Senhora do Carmo, no município de Parintins-AM, foi o objetivo deste trabalho, motivado pelas discussões em sala de aula, pela disciplina Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa e as técnicas de observação participante, que proporcionou experiências de interação no ambiente pesquisado, especificamente na secretaria do Colégio. Foi empregada, a técnica da entrevista padronizada ou estruturada, tendo como sujeitos, a gestora, e a secretária. Elas elencaram pontos primordiais para a compreensão da gestão escolar, destacando os desafios que a escola enfrenta, sem esquecer as perspectivas que a escola se propõe. Dentre os desafios estão: dividir o tempo para cada atividade; o novo ensino médio, com as dificuldades de compreensão e execução; a substituição da APMC para Conselho escolar; a falta do funcionamento dos laboratórios de informática, ciências e matemática e a falta uma internet para os professores. Quanto às perspectivas, de acordo com os dados levantados, é preciso minimizar a ausência dos docentes que adoecem por consequência da COVID; a inauguração do ginásio poliesportivo, que irá contribuir com atividades e a recuperação dos computadores na escola. E chegar ao final do ano com a aprovação boa, com rendimento muito bom, com a permanência dos professores na escola. Fundamentaram este trabalho, Ferreira (2004), Libâneo (2012), Fachin (2002), Gil (2000) e Correia (2019). Pode-se dizer que esta atividade proporcionou reflexão e uma profunda relação da formação acadêmica com a realidade da escola básica e os diversos trabalhos que compõe a gestão escolar, principalmente a compreensão da função da gestão no acompanhamento de todo o processo educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8325_TB1288_03052023014347.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCIARA RAQUEL DOS SANTOS CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "Tarciara Raquel"
    "autor_email" => "tarcycastromk@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO Analisar os desafios da gestão escolar e as perspectivas do Colégio Nossa Senhora do Carmo, no município de Parintins-AM, foi o objetivo deste trabalho, motivado pelas discussões em sala de aula, pela disciplina Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa e as técnicas de observação participante, que proporcionou experiências de interação no ambiente pesquisado, especificamente na secretaria do Colégio. Foi empregada, a técnica da entrevista padronizada ou estruturada, tendo como sujeitos, a gestora, e a secretária. Elas elencaram pontos primordiais para a compreensão da gestão escolar, destacando os desafios que a escola enfrenta, sem esquecer as perspectivas que a escola se propõe. Dentre os desafios estão: dividir o tempo para cada atividade; o novo ensino médio, com as dificuldades de compreensão e execução; a substituição da APMC para Conselho escolar; a falta do funcionamento dos laboratórios de informática, ciências e matemática e a falta uma internet para os professores. Quanto às perspectivas, de acordo com os dados levantados, é preciso minimizar a ausência dos docentes que adoecem por consequência da COVID; a inauguração do ginásio poliesportivo, que irá contribuir com atividades e a recuperação dos computadores na escola. E chegar ao final do ano com a aprovação boa, com rendimento muito bom, com a permanência dos professores na escola. Fundamentaram este trabalho, Ferreira (2004), Libâneo (2012), Fachin (2002), Gil (2000) e Correia (2019). Pode-se dizer que esta atividade proporcionou reflexão e uma profunda relação da formação acadêmica com a realidade da escola básica e os diversos trabalhos que compõe a gestão escolar, principalmente a compreensão da função da gestão no acompanhamento de todo o processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.