A disciplina de Geografia é vista em muitos momentos como monótona, justamente por alguns professores não utilizarem dos recursos didáticos para aprimorar suas aulas, trazendo para a sala de aula apenas o livro didático de forma muito decorativa o que prejudica a qualidade da aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva é interessante ressaltar a importância de ser um professor reflexivo, que pesquisa por metodologias que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Sendo assim, para que a disciplina de Geografia seja vista como atrativa para os alunos, no referido trabalho apresentaremos a importância de se construir conhecimento geográfico a partir da utilização da charge como recurso didático. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Cavalcanti (2002) e Mendes (2012) entre outros. A charge pode ser utilizada como recurso didático na sala de aula e esse recurso apresenta-se como potencialidade a ser explorado e disseminado no âmbito educacional, pois além de despertar a curiosidade no estudante, faz com que este se interesse pelo conteúdo que está sendo construído, pois a charge atua como uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, contendo imagem verbal ou não verbal feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade podendo esse ser relacionado com as temáticas geográficas e com o cotidiano do aluno, fazendo com que os estudantes enxerguem a Geografia como uma disciplina fascinante, que está presente em sua vida, tornando assim um ensino crítico e de qualidade para nossos alunos.