O ensino de química tem ganhado mais relação entre a teoria e prática com a aplicação atividades experimentais, que tem a finalidade de possibilitar o processo de ensino aprendizagem de maneira mais efetiva, além de proporcionar a relação dos conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos. A disciplina de prática experimental tem sido ofertada para os alunos do ensino médio, como um suporte que possibilite aos professores apresentar aos alunos os conteúdos em um formato mais dinâmico e interativo. A residência pedagógica é um programa que tem a finalidade de inserir em sala de aula, os alunos que estão em processo de formação docente, dando a oportunidade desses futuros professores de vivenciarem as atividades próprias da profissão. Nesse sentido, esse trabalho tem o propósito de identificar a experiência dos alunos com a atuação do programa de Residência Pedagógica de química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, no componente de prática experimental, analisando a importância do programa na intuição de ensino médio, a partir da óptica dos alunos. Com o instituto de avaliar a experiência dos alunos com as aulas desenvolvidas na disciplina de Prática Experimental serão aplicados questionários de sondagem objetivando determinar se a participação do programa na escola foi significativa no processo de aprendizagem. A pesquisa está em processo de desenvolvimento, portanto os resultados ainda estão sendo compilados para posterior publicação.