Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA NA DISCIPLINA DE PEX EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99051
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5803
    "inscrito_id" => 18117
    "titulo" => "INTERVENÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA NA DISCIPLINA DE PEX EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O ensino de química tem ganhado mais relação entre a teoria e prática com a aplicação atividades experimentais, que tem a finalidade de possibilitar o processo de ensino aprendizagem de maneira mais efetiva, além de proporcionar a relação dos conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos. A disciplina de prática experimental tem sido ofertada para os alunos do ensino médio, como um suporte que possibilite aos professores apresentar aos alunos os conteúdos em um formato mais dinâmico e interativo. A residência pedagógica é um programa que tem a finalidade de inserir em sala de aula, os alunos que estão em processo de formação docente, dando a oportunidade desses futuros professores de vivenciarem as atividades próprias da profissão. Nesse sentido, esse trabalho tem o propósito de identificar a experiência dos alunos com a atuação do programa de Residência Pedagógica de química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, no componente de prática experimental, analisando a importância do programa na intuição de ensino médio, a partir da óptica dos alunos. Com o instituto de avaliar a experiência dos alunos com as aulas desenvolvidas na disciplina de Prática Experimental serão aplicados questionários de sondagem objetivando determinar se a participação do programa na escola foi significativa no processo de aprendizagem. A pesquisa está em processo de desenvolvimento, portanto os resultados ainda estão sendo compilados para posterior publicação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659414eda6662_02012024105141.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:51:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA ENEIAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "nayaraaasouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99051
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5803
    "inscrito_id" => 18117
    "titulo" => "INTERVENÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA NA DISCIPLINA DE PEX EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O ensino de química tem ganhado mais relação entre a teoria e prática com a aplicação atividades experimentais, que tem a finalidade de possibilitar o processo de ensino aprendizagem de maneira mais efetiva, além de proporcionar a relação dos conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos. A disciplina de prática experimental tem sido ofertada para os alunos do ensino médio, como um suporte que possibilite aos professores apresentar aos alunos os conteúdos em um formato mais dinâmico e interativo. A residência pedagógica é um programa que tem a finalidade de inserir em sala de aula, os alunos que estão em processo de formação docente, dando a oportunidade desses futuros professores de vivenciarem as atividades próprias da profissão. Nesse sentido, esse trabalho tem o propósito de identificar a experiência dos alunos com a atuação do programa de Residência Pedagógica de química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, no componente de prática experimental, analisando a importância do programa na intuição de ensino médio, a partir da óptica dos alunos. Com o instituto de avaliar a experiência dos alunos com as aulas desenvolvidas na disciplina de Prática Experimental serão aplicados questionários de sondagem objetivando determinar se a participação do programa na escola foi significativa no processo de aprendizagem. A pesquisa está em processo de desenvolvimento, portanto os resultados ainda estão sendo compilados para posterior publicação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659414eda6662_02012024105141.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:51:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA ENEIAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "nayaraaasouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de química tem ganhado mais relação entre a teoria e prática com a aplicação atividades experimentais, que tem a finalidade de possibilitar o processo de ensino aprendizagem de maneira mais efetiva, além de proporcionar a relação dos conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos. A disciplina de prática experimental tem sido ofertada para os alunos do ensino médio, como um suporte que possibilite aos professores apresentar aos alunos os conteúdos em um formato mais dinâmico e interativo. A residência pedagógica é um programa que tem a finalidade de inserir em sala de aula, os alunos que estão em processo de formação docente, dando a oportunidade desses futuros professores de vivenciarem as atividades próprias da profissão. Nesse sentido, esse trabalho tem o propósito de identificar a experiência dos alunos com a atuação do programa de Residência Pedagógica de química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, no componente de prática experimental, analisando a importância do programa na intuição de ensino médio, a partir da óptica dos alunos. Com o instituto de avaliar a experiência dos alunos com as aulas desenvolvidas na disciplina de Prática Experimental serão aplicados questionários de sondagem objetivando determinar se a participação do programa na escola foi significativa no processo de aprendizagem. A pesquisa está em processo de desenvolvimento, portanto os resultados ainda estão sendo compilados para posterior publicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.