Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO X EDUCAÇÃO RURAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os distanciamentos e aproximações entre educação do campo e educação rural. Sabe-se que o contexto que se empregou a educação rural era em caráter compensatório tendo como pano de fundo o predomínio do sistema vigente sobre as classes populares, sendo dessa forma descontextualizada das reais necessidades educacionais do povo do campo, essa perspectiva diferencia-se da educação do campo enquanto modalidade de ensino e direito a ser garantido para os sujeitos campesinos, que prevê uma outra vertente para os processos de ensino aprendizagem que devem ser desenvolvidos nesse espaço, que de fato essa educação seja construída com os povos campesinos, levando em consideração suas especificidades e o contexto em que se inserem na busca por uma valorização de suas identidades enquanto sujeitos. Nesse sentido, temos como pergunta norteadora: Quais aproximações e distanciamento entre educação do campo e educação rural?. Como aporte teórico para nossas reflexões nos embasamos nas discussões de Fernandes e Molina (2004), Fernandes, Cerioli e Caldart (2011), Pinheiro (2007), Antunes-Rocha (2014) e Freire (2021), entre outros. Em termos metodológicos o presente texto se configura como abordagem de cunho qualitativo, tratando de uma revisão de literatura da temática e descritiva. Como resultados podemos destacar que ainda existe uma extensa estrada a ser trilhada pela educação do campo na busca pela garantia do direito a educação contextualizada com a realidade dos povos campesinos, uma vez que a imagem negativa deixada pela educação rural ainda circunda e muitas vezes afeta a necessidade de valorização e o desenvolvimento das potencialidades do campo e dos sujeitos que dele são parte.

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