O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da proposição de problemas na sala de aula de matemática a parti de uma intervenção pedagógica que revela ser esse o primeiro contato dos sujeitos com essa proposta metodológica. Com isso passamos a analisar e discutir a importância da proposição de problemas no processo de ensino e aprendizagem da matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo, visando o desenvolvimento conceitual de fatos, ideias ou opiniões na compreensão interpretativa dos métodos. O desenvolvimento das atividades de pesquisa se deu em uma turma do 7° Ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba, durante a vivência no Estágio Supervisionado II. Para a coleta dos dados fizemos uso do diário de bordo, observação continua e reflexiva, gravação de áudio, registros fotográficos e coleta das atividades realizadas pelos estudantes. A proposta de pesquisa foi desenvolvida durante três aulas de 45 minutos cada. Contamos com a apresentação da proposta pedagógica com diálogos e indagações sobre o cotidiano dos alunos e posteriormente a proposição de problemas por parte dos alunos. O estudo evidencia que a Proposição de Problema traz ricas contribuições no ensino de matemática uma vez que desperta o conhecimento que tem sobre a matemática, estimula o desenvolvimento da criatividade, promove uma participação ativa nas aulas e novas formas de construir o conhecimento matemático.