Nas franjas urbanas contemporâneas, nem sempre está clara a distinção entre o término do espaço urbano e o início do espaço rural. Mediante tal compreensão, o presente artigo tem como principal objetivo analisar o entendimento dos alunos acerca do espaço urbano e espaço rural, quais diferenças existem entre esses dois espaços e as questões que envolvem o êxodo rural, pois, é perceptível uma confusão conceitual, que possivelmente se dá em função do êxodo rural ser um conceito por eles considerado abstrato, requerendo ao professor de Geografia buscar e aplicar em sala de aula estratégias didáticas. Seguindo esse direcionamento, inicialmente foi introduzido o conteúdo a partir de aulas expositivas dialogada, posteriormente, como metodologia, foi solicitado a elaboração de desenhos a respeito da perspectiva dos alunos sobre esses dois meios. essa ferramenta foi essencial para a compreensão dos estudantes do no 7º ano do ensino fundamental anos finais, na escola privada Centro Educacional Educação Ativa na cidade de Juarez Távora, na Paraíba, durante as aulas de Geografia. A partir disso, os alunos expressaram-se através de ilustrações opiniões sobre o espaço. Tal recurso metodológico mostra-se significativo para expressar visões acerca da temática posta em sala e gera influência para o uso em outras atividades.