No ambiente escolar, promover o conhecimento de química se mostra desafiador pois a linguagem química descreve conceitos que podem não ser facilmente compreendidos e associados ao cotidiano. Nesse contexto, se enquadra o conteúdo de distribuição eletrônica em um átomo, esse tema aborda o aspecto microscópico da matéria tornando-se muitas vezes abstrato aos estudantes que estão iniciando seu contato com a química. Visto que a temática é fundamental, para o desenvolvimento de outros conteúdos que descrevem fenômenos ligados à química, é essencial propor atividades que visem auxiliar e fortalecer a aprendizagem deste tópico. Com este objetivo, os residentes do Programa Residência Pedagógica de Química da UFPB (Campus I) buscaram aplicar o modelo de rotações por estações para introduzir uma nova proposta de abordagem desse conteúdo, aos estudantes de seis turmas do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de João Pessoa -PB. A partir do modelo de rotações, foram propostas três atividades: 1. atividade experimental com teste da chama, trazendo questionamentos sobre a cor observada na queima do sal e sua relação com o átomo e sua distribuição eletrônica; 2. jogo online: perguntas e respostas, no estilo do Pac-man, onde os estudantes utilizaram o próprio celular para acessar e procurar as respostas corretas de perguntas sobre “Distribuição eletrônica”, ao mesmo tempo, ele passa pelos desafios clássicos do jogo; 3. jogo de cartas baseado no clássico jogo UNO, cujo o objetivo é realizar a distribuição eletrônica de alguns elementos, cada aluno recebia cartas contendo níveis e subníveis de cores diferentes para cada elemento e continuavam a rodada até completar corretamente a distribuição. Ademais, através das estações foram exploradas diferentes abordagens sobre o tema fazendo com que os estudantes participassem de forma contextualizada e significativa, transpassando a simples abstração dos conteúdos e valorizando a aprendizagem dos estudantes.