Clarice Lispector foi uma escritora fora do seu “ tempo literário” optou escrever a profundidade, a cada palavra percorreu o caminho interior do ser humano. Nos seus personagens podemos encontrar uma busca por descobertas de si, vidas que se perdem mais se encontram a partir de autoconhecimento. Diante disso, percebemos na escritora mencionada uma oportunidade para colocar em pauta a formação humana da sociedade. Por isso, este trabalho teve por objetivo categorizar na obra de Clarice Lispector a Hora da Estrela aspectos das habilidades sociomocionais (autoconhecimento, autogestão, habilidades relacionais, consciência social e tomada de decisão responsável). Para isso, o trabalho partiu da abordagem fenomenológica e lançou mão das Unidades de Significado (USI), as Unidades de Sentido (USE) e a Rede de Significações. A fase da USI foi desenvolvida a partir da leitura do Corpus da pesquisa. No total foram identificados 34 unidades de significado, entretanto, aqui será apresentado apenas de 10 por questões de limitações de páginas. Na convergência de significado foi feito um diálogo entre o recorte da USI e a habilidade relacionada. Os achados da pesquisa apontaram na sua obra elementos que podem promover: autoconhecimento, autogestão, acesso a necessidade de aperfeiçoamento, isto é, o desenvolvimento de habilidades, consciência social, dar suporte. Espera-se com o trabalho colocar em pauta a formação humana em distintas áreas do conhecimento, entre elas: a literatura e ao mesmo tempo levar a sociedade um encontro consigo em meio a vários desencontros.