RESUMO Este trabalho é fruto de uma pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, na UEPB, Campus III. Tem como objeto de estudo o ensino da argumentação escrita através do gênero digital comentário on-line com foco na argumentação desenvolvida nas redes sociais. O objetivo é desenvolver a capacidade argumentativa de alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Alagoa Grande-PB, para a formação de um leitor crítico capaz de argumentar em ambientes virtuais com coerência e responsabilidade. Situamos o estudo em uma perspectiva sociointeracional, com foco na linguagem como ação social cultural e histórica e no ensino escolar de leitura e escrita sob a via dos gêneros textuais que circulam na sociedade. São utilizados como aporte teórico, os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros do discurso e a relação entre linguagem e sociedade; os apontamentos de Marcuschi (2008, 2010) sobre leitura, escrita e hipertexto; as pesquisas de Fiorin (2015) sobre argumentação; Coscarelli (2016) sobre letramento digital; Lévy (2010) sobre Cibercultura, dentre outros. A estratégia metodológica é baseada na sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004), a partir da qual será desenvolvida incialmente uma oficina de leitura, três módulos de estudo e produção final. Acreditamos que esse estudo traz contribuições para a formação de leitores críticos e reflexivos capazes de atuarem com competência argumentativa em ambiente virtual ou fora dele.