Este relato apresenta uma experiência com sequências didáticas interdisciplinares nos 4° e 5° anos dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Paudalho - PE. Onde envolve os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com o objetivo de explorar a história da linha ferroviária do município de Paudalho - PE e proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa. Através dessa abordagem interdisciplinar, os estudantes são convidados a mergulhar na história da linha ferroviária, compreendendo sua importância para o desenvolvimento da região e explorando as transformações sociais e econômicas que ocorreram ao seu redor. Além disso, a sequência didática promove a integração de conceitos matemáticos, como cálculos de distância, tempo, velocidade e estatísticas, relacionados ao contexto ferroviário. Os alunos são desafiados a resolver problemas práticos que exigem o uso desses conhecimentos, proporcionando uma conexão direta entre o componente curricular de Matemática e a realidade da linha ferroviária. No âmbito da Língua Portuguesa, a sequência didática estimula a leitura, a escrita e a expressão oral, com atividades que envolvem a análise de textos históricos, a produção de relatos e a realização de debates sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio ferroviário. Dessa forma, a proposta interdisciplinar busca despertar nos alunos dos anos iniciais o sentimento de pertencimento, incentivando-os a conhecerem, valorizarem e preservarem a história do município. Segundo MORIN (2017), a interdisciplinaridade ajuda os estudantes a desenvolverem uma compreensão mais ampla e contextualizada do mundo, fortalecendo sua capacidade de lidar com a complexidade, a incerteza e os desafios globais. Através dessa jornada de aprendizado, os estudantes desenvolvem habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo sua identidade como cidadãos conscientes e engajados.