Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NA TRILHA: UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR PELA LINHA FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99020
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5766
    "inscrito_id" => 10865
    "titulo" => "NA TRILHA: UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR PELA LINHA FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE"
    "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência com sequências didáticas interdisciplinares nos 4° e 5° anos dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Paudalho - PE. Onde envolve os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com o objetivo de explorar a história da linha ferroviária do município de Paudalho - PE e proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa. Através dessa abordagem interdisciplinar, os estudantes são convidados a mergulhar na história da linha ferroviária, compreendendo sua importância para o desenvolvimento da região e explorando as transformações sociais e econômicas que ocorreram ao seu redor. Além disso, a sequência didática promove a integração de conceitos matemáticos, como cálculos de distância, tempo, velocidade e estatísticas, relacionados ao contexto ferroviário. Os alunos são desafiados a resolver problemas práticos que exigem o uso desses conhecimentos, proporcionando uma conexão direta entre o componente curricular de Matemática e a realidade da linha ferroviária. No âmbito da Língua Portuguesa, a sequência didática estimula a leitura, a escrita e a expressão oral, com atividades que envolvem a análise de textos históricos, a produção de relatos e a realização de debates sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio ferroviário. Dessa forma, a proposta interdisciplinar busca despertar nos alunos dos anos iniciais o sentimento de pertencimento, incentivando-os a conhecerem, valorizarem e preservarem a história do município. Segundo MORIN (2017), a interdisciplinaridade ajuda os estudantes a desenvolverem uma compreensão mais ampla e contextualizada do mundo, fortalecendo sua capacidade de lidar com a complexidade, a incerteza e os desafios globais. Através dessa jornada de aprendizado, os estudantes desenvolvem habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo sua identidade como cidadãos conscientes e engajados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10865_TB5766_04102023091754.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANÚBIA CHARLENE DA SILVA PONTES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DANÚBIA PONTES"
    "autor_email" => "danubia.pontes@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99020
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5766
    "inscrito_id" => 10865
    "titulo" => "NA TRILHA: UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR PELA LINHA FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE"
    "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência com sequências didáticas interdisciplinares nos 4° e 5° anos dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Paudalho - PE. Onde envolve os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com o objetivo de explorar a história da linha ferroviária do município de Paudalho - PE e proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa. Através dessa abordagem interdisciplinar, os estudantes são convidados a mergulhar na história da linha ferroviária, compreendendo sua importância para o desenvolvimento da região e explorando as transformações sociais e econômicas que ocorreram ao seu redor. Além disso, a sequência didática promove a integração de conceitos matemáticos, como cálculos de distância, tempo, velocidade e estatísticas, relacionados ao contexto ferroviário. Os alunos são desafiados a resolver problemas práticos que exigem o uso desses conhecimentos, proporcionando uma conexão direta entre o componente curricular de Matemática e a realidade da linha ferroviária. No âmbito da Língua Portuguesa, a sequência didática estimula a leitura, a escrita e a expressão oral, com atividades que envolvem a análise de textos históricos, a produção de relatos e a realização de debates sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio ferroviário. Dessa forma, a proposta interdisciplinar busca despertar nos alunos dos anos iniciais o sentimento de pertencimento, incentivando-os a conhecerem, valorizarem e preservarem a história do município. Segundo MORIN (2017), a interdisciplinaridade ajuda os estudantes a desenvolverem uma compreensão mais ampla e contextualizada do mundo, fortalecendo sua capacidade de lidar com a complexidade, a incerteza e os desafios globais. Através dessa jornada de aprendizado, os estudantes desenvolvem habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo sua identidade como cidadãos conscientes e engajados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10865_TB5766_04102023091754.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANÚBIA CHARLENE DA SILVA PONTES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DANÚBIA PONTES"
    "autor_email" => "danubia.pontes@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este relato apresenta uma experiência com sequências didáticas interdisciplinares nos 4° e 5° anos dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Paudalho - PE. Onde envolve os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com o objetivo de explorar a história da linha ferroviária do município de Paudalho - PE e proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa. Através dessa abordagem interdisciplinar, os estudantes são convidados a mergulhar na história da linha ferroviária, compreendendo sua importância para o desenvolvimento da região e explorando as transformações sociais e econômicas que ocorreram ao seu redor. Além disso, a sequência didática promove a integração de conceitos matemáticos, como cálculos de distância, tempo, velocidade e estatísticas, relacionados ao contexto ferroviário. Os alunos são desafiados a resolver problemas práticos que exigem o uso desses conhecimentos, proporcionando uma conexão direta entre o componente curricular de Matemática e a realidade da linha ferroviária. No âmbito da Língua Portuguesa, a sequência didática estimula a leitura, a escrita e a expressão oral, com atividades que envolvem a análise de textos históricos, a produção de relatos e a realização de debates sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio ferroviário. Dessa forma, a proposta interdisciplinar busca despertar nos alunos dos anos iniciais o sentimento de pertencimento, incentivando-os a conhecerem, valorizarem e preservarem a história do município. Segundo MORIN (2017), a interdisciplinaridade ajuda os estudantes a desenvolverem uma compreensão mais ampla e contextualizada do mundo, fortalecendo sua capacidade de lidar com a complexidade, a incerteza e os desafios globais. Através dessa jornada de aprendizado, os estudantes desenvolvem habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo sua identidade como cidadãos conscientes e engajados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.