A zoologia é uma das ciências que a biologia abarca, sendo considerada de difícil compreensão por envolver conteúdos evolucionistas e morfofisiológicos. Além disso, a forma de ensino predominantemente tradicional promove o conteudismo, aumentando as dificuldades na aprendizagem. Dessa forma, se faz necessário a utilização de metodologias ativas que aproximem os conteúdos da realidade do estudante e possibilitem o desenvolvimento de novas habilidades como o trabalho em equipe. Este trabalho, de caráter quali-quantitativo, foi desenvolvido por meio de questionários pré-teste (antes do jogo) e pós-teste (após o jogo) e envolveu 22 estudantes de uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Objetivou utilizar o jogo didático Passa ou Repassa da Herpetofauna, confeccionado com materiais de baixo custo, como estratégia metodológica para o ensino de zoologia de forma mais dinâmica e atrativa para os estudantes, promovendo a sociabilização entre eles e a aprendizagem significativa. Os resultados obtidos a partir da análise comparativa dos testes demonstraram a eficácia da metodologia utilizada, pois houve um aumento de 35,3% nas respostas dadas corretamente e uma diminuição das respostas erradas (13,9%); parcialmente erradas (3,4%) e deixadas em branco (18,2%), ou seja, houve melhora no rendimento dos estudantes, provavelmente devido à maior compreensão do assunto após o uso do jogo. Isto aponta que a utilização de estratégias como o jogo didático proporciona a aprendizagem cooperativa e pode ser eficaz na melhoria da qualidade do ensino ministrado na educação básica por ser uma metodologia versátil e facilmente adaptável a diferentes modalidades de ensino, conteúdos e disciplinas, ou seja, um excelente aporte metodológico aos professores em suas práticas de ensino.