Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO PASSA OU REPASSA DA HERPETOFAUNA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95813 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1532 "inscrito_id" => 8130 "titulo" => "JOGO PASSA OU REPASSA DA HERPETOFAUNA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A zoologia é uma das ciências que a biologia abarca, sendo considerada de difícil compreensão por envolver conteúdos evolucionistas e morfofisiológicos. Além disso, a forma de ensino predominantemente tradicional promove o conteudismo, aumentando as dificuldades na aprendizagem. Dessa forma, se faz necessário a utilização de metodologias ativas que aproximem os conteúdos da realidade do estudante e possibilitem o desenvolvimento de novas habilidades como o trabalho em equipe. Este trabalho, de caráter quali-quantitativo, foi desenvolvido por meio de questionários pré-teste (antes do jogo) e pós-teste (após o jogo) e envolveu 22 estudantes de uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Objetivou utilizar o jogo didático Passa ou Repassa da Herpetofauna, confeccionado com materiais de baixo custo, como estratégia metodológica para o ensino de zoologia de forma mais dinâmica e atrativa para os estudantes, promovendo a sociabilização entre eles e a aprendizagem significativa. Os resultados obtidos a partir da análise comparativa dos testes demonstraram a eficácia da metodologia utilizada, pois houve um aumento de 35,3% nas respostas dadas corretamente e uma diminuição das respostas erradas (13,9%); parcialmente erradas (3,4%) e deixadas em branco (18,2%), ou seja, houve melhora no rendimento dos estudantes, provavelmente devido à maior compreensão do assunto após o uso do jogo. Isto aponta que a utilização de estratégias como o jogo didático proporciona a aprendizagem cooperativa e pode ser eficaz na melhoria da qualidade do ensino ministrado na educação básica por ser uma metodologia versátil e facilmente adaptável a diferentes modalidades de ensino, conteúdos e disciplinas, ou seja, um excelente aporte metodológico aos professores em suas práticas de ensino.A zoologia é uma das ciências que a biologia abarca, sendo considerada de difícil compreensão por envolver conteúdos evolucionistas e morfofisiológicos. Além di" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8130_TB1532_04102023235337.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA GABRIELA GALDINO LUNA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alanagaldi0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95813 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1532 "inscrito_id" => 8130 "titulo" => "JOGO PASSA OU REPASSA DA HERPETOFAUNA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A zoologia é uma das ciências que a biologia abarca, sendo considerada de difícil compreensão por envolver conteúdos evolucionistas e morfofisiológicos. Além disso, a forma de ensino predominantemente tradicional promove o conteudismo, aumentando as dificuldades na aprendizagem. Dessa forma, se faz necessário a utilização de metodologias ativas que aproximem os conteúdos da realidade do estudante e possibilitem o desenvolvimento de novas habilidades como o trabalho em equipe. Este trabalho, de caráter quali-quantitativo, foi desenvolvido por meio de questionários pré-teste (antes do jogo) e pós-teste (após o jogo) e envolveu 22 estudantes de uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Objetivou utilizar o jogo didático Passa ou Repassa da Herpetofauna, confeccionado com materiais de baixo custo, como estratégia metodológica para o ensino de zoologia de forma mais dinâmica e atrativa para os estudantes, promovendo a sociabilização entre eles e a aprendizagem significativa. Os resultados obtidos a partir da análise comparativa dos testes demonstraram a eficácia da metodologia utilizada, pois houve um aumento de 35,3% nas respostas dadas corretamente e uma diminuição das respostas erradas (13,9%); parcialmente erradas (3,4%) e deixadas em branco (18,2%), ou seja, houve melhora no rendimento dos estudantes, provavelmente devido à maior compreensão do assunto após o uso do jogo. Isto aponta que a utilização de estratégias como o jogo didático proporciona a aprendizagem cooperativa e pode ser eficaz na melhoria da qualidade do ensino ministrado na educação básica por ser uma metodologia versátil e facilmente adaptável a diferentes modalidades de ensino, conteúdos e disciplinas, ou seja, um excelente aporte metodológico aos professores em suas práticas de ensino.A zoologia é uma das ciências que a biologia abarca, sendo considerada de difícil compreensão por envolver conteúdos evolucionistas e morfofisiológicos. Além di" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8130_TB1532_04102023235337.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA GABRIELA GALDINO LUNA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alanagaldi0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A zoologia é uma das ciências que a biologia abarca, sendo considerada de difícil compreensão por envolver conteúdos evolucionistas e morfofisiológicos. Além disso, a forma de ensino predominantemente tradicional promove o conteudismo, aumentando as dificuldades na aprendizagem. Dessa forma, se faz necessário a utilização de metodologias ativas que aproximem os conteúdos da realidade do estudante e possibilitem o desenvolvimento de novas habilidades como o trabalho em equipe. Este trabalho, de caráter quali-quantitativo, foi desenvolvido por meio de questionários pré-teste (antes do jogo) e pós-teste (após o jogo) e envolveu 22 estudantes de uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Objetivou utilizar o jogo didático Passa ou Repassa da Herpetofauna, confeccionado com materiais de baixo custo, como estratégia metodológica para o ensino de zoologia de forma mais dinâmica e atrativa para os estudantes, promovendo a sociabilização entre eles e a aprendizagem significativa. Os resultados obtidos a partir da análise comparativa dos testes demonstraram a eficácia da metodologia utilizada, pois houve um aumento de 35,3% nas respostas dadas corretamente e uma diminuição das respostas erradas (13,9%); parcialmente erradas (3,4%) e deixadas em branco (18,2%), ou seja, houve melhora no rendimento dos estudantes, provavelmente devido à maior compreensão do assunto após o uso do jogo. Isto aponta que a utilização de estratégias como o jogo didático proporciona a aprendizagem cooperativa e pode ser eficaz na melhoria da qualidade do ensino ministrado na educação básica por ser uma metodologia versátil e facilmente adaptável a diferentes modalidades de ensino, conteúdos e disciplinas, ou seja, um excelente aporte metodológico aos professores em suas práticas de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.