Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGANDO COM FRAÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100947
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8564
    "inscrito_id" => 25345
    "titulo" => "JOGANDO COM FRAÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Uma Sequência Didática (SD) é um conjunto de estratégias e atividades planejadas para criar um ambiente de aprendizagem estimulante. Cada etapa é cuidadosamente projetada para promover a compreensão gradual do conteúdo e fortalecer a construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho é refletir sobre o desenvolvimento de uma (SD) que utilizou jogos matemáticos e aulas dinâmicas para auxiliar alunos na compreensão de frações, equivalência, adição e subtração de frações, de forma lúdica e interativa. O estudo apoiou-se em pesquisas que discutem aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Zabala, 2014 e Grando, 2004, Silva et al 2022 e Cabral 2017). O estudo foi conduzido no âmbito do Programa Residência Pedagógica, especificamente no Núcleo de Matemática do campus Cedro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os dados foram coletados a partir de registros em diários de bordo produzidos durante todo o percurso do módulo II. As aulas aconteceram em uma turma do 6° ano, de 16 a 25 de agosto de 2023. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob a supervisão do professor/preceptor, bem como o estudo do material a ser utilizado. Isso garantiu que as aulas fossem exitosas. As aulas abordaram: A ideia de fração, problema envolvendo frações, comparando frações, obtendo frações equivalentes e adição e subtração de frações. A implementação da SD, proporcionou a exploração dos jogos: Memória das frações, Game Show de TV e Caçada das Frações, os quais têm a intenção de favorecer a compreensão do tema de forma mais rápida e dinâmica. Constatou-se que os jogos matemáticos em sala de aula, podem aproximar a Matemática do cotidiano, despertando o interesse dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25345_TB8564_04102023162224.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KEILLA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA KEILLA"
    "autor_email" => "mariakeilla303d@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100947
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8564
    "inscrito_id" => 25345
    "titulo" => "JOGANDO COM FRAÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Uma Sequência Didática (SD) é um conjunto de estratégias e atividades planejadas para criar um ambiente de aprendizagem estimulante. Cada etapa é cuidadosamente projetada para promover a compreensão gradual do conteúdo e fortalecer a construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho é refletir sobre o desenvolvimento de uma (SD) que utilizou jogos matemáticos e aulas dinâmicas para auxiliar alunos na compreensão de frações, equivalência, adição e subtração de frações, de forma lúdica e interativa. O estudo apoiou-se em pesquisas que discutem aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Zabala, 2014 e Grando, 2004, Silva et al 2022 e Cabral 2017). O estudo foi conduzido no âmbito do Programa Residência Pedagógica, especificamente no Núcleo de Matemática do campus Cedro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os dados foram coletados a partir de registros em diários de bordo produzidos durante todo o percurso do módulo II. As aulas aconteceram em uma turma do 6° ano, de 16 a 25 de agosto de 2023. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob a supervisão do professor/preceptor, bem como o estudo do material a ser utilizado. Isso garantiu que as aulas fossem exitosas. As aulas abordaram: A ideia de fração, problema envolvendo frações, comparando frações, obtendo frações equivalentes e adição e subtração de frações. A implementação da SD, proporcionou a exploração dos jogos: Memória das frações, Game Show de TV e Caçada das Frações, os quais têm a intenção de favorecer a compreensão do tema de forma mais rápida e dinâmica. Constatou-se que os jogos matemáticos em sala de aula, podem aproximar a Matemática do cotidiano, despertando o interesse dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25345_TB8564_04102023162224.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KEILLA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA KEILLA"
    "autor_email" => "mariakeilla303d@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Uma Sequência Didática (SD) é um conjunto de estratégias e atividades planejadas para criar um ambiente de aprendizagem estimulante. Cada etapa é cuidadosamente projetada para promover a compreensão gradual do conteúdo e fortalecer a construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho é refletir sobre o desenvolvimento de uma (SD) que utilizou jogos matemáticos e aulas dinâmicas para auxiliar alunos na compreensão de frações, equivalência, adição e subtração de frações, de forma lúdica e interativa. O estudo apoiou-se em pesquisas que discutem aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Zabala, 2014 e Grando, 2004, Silva et al 2022 e Cabral 2017). O estudo foi conduzido no âmbito do Programa Residência Pedagógica, especificamente no Núcleo de Matemática do campus Cedro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os dados foram coletados a partir de registros em diários de bordo produzidos durante todo o percurso do módulo II. As aulas aconteceram em uma turma do 6° ano, de 16 a 25 de agosto de 2023. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob a supervisão do professor/preceptor, bem como o estudo do material a ser utilizado. Isso garantiu que as aulas fossem exitosas. As aulas abordaram: A ideia de fração, problema envolvendo frações, comparando frações, obtendo frações equivalentes e adição e subtração de frações. A implementação da SD, proporcionou a exploração dos jogos: Memória das frações, Game Show de TV e Caçada das Frações, os quais têm a intenção de favorecer a compreensão do tema de forma mais rápida e dinâmica. Constatou-se que os jogos matemáticos em sala de aula, podem aproximar a Matemática do cotidiano, despertando o interesse dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.