Os Institutos Federais nascem em meio a concepções e diretrizes que os projetam para agregar à formação acadêmica e preparação para o mundo do trabalho. Desta forma, o processo educativo, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a comunidade externa é o que torna este trabalho de extrema relevância. De modo a contribuir com a inserção socioprofissional dos discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN no mundo do trabalho, esse estudo se baseia em mapear as oportunidades, obedecendo as particularidades e necessidades da grade curricular de cada curso ofertado no IFRN Campus Avançado Parelhas. A metodologia utilizada é contatar e visitar empresas, instituições públicas e privadas que necessitem de jovens aprendizes e estagiários de modo a firmar convênios, beneficiando todos os membros envolvidos. O Campus Avançado Parelhas, foi inaugurado no ano de 2015 e até o ano de 2022 possuía apenas sete convênios de estágio/ aprendizagem firmados com algumas empresas da comunidade local. Com este trabalho, estima-se triplicar este número, visto que somente no ano de 2023 cerca de oito empresas já foram conveniadas no município de Parelhas e adjacências, garantindo assim um maior número de oportunidades. Além disso, estão sendo analisadas as dificuldades e desafios encontrados no processo de recrutamento, sendo fatores determinantes: a matriz curricular, a carga-horária no estágio/ aprendizagem, compatibilidade do curso e a função que o aluno irá desempenhar em cada ambiente, a exposição a riscos laborais e outros fatores que venham a comprometer o processo de aprendizagem, gerando uma discussão sobre as necessidades do mercado de trabalho e a forma de ensino adotada pela instituição. Com isso, espera-se ampliar a rede de oportunidades e ao mesmo tempo compreender como a matriz curricular pode influenciar na inserção dos discente do IFRN no mundo do trabalho.