Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATRIZ CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO - MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES NO MUNICÍPIO DE PARELHAS-RN E ADJACÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99018
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5764
    "inscrito_id" => 9544
    "titulo" => "MATRIZ CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO - MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES NO MUNICÍPIO DE PARELHAS-RN E ADJACÊNCIAS"
    "resumo" => "Os Institutos Federais nascem em meio a concepções e diretrizes que os projetam para agregar à formação acadêmica e preparação para o mundo do trabalho. Desta forma, o processo educativo, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a comunidade externa é o que torna este trabalho de extrema relevância. De modo a contribuir com a inserção socioprofissional dos discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN no mundo do trabalho, esse estudo se baseia em mapear as oportunidades, obedecendo as particularidades e necessidades da grade curricular de cada curso ofertado no IFRN Campus Avançado Parelhas. A metodologia utilizada é contatar e visitar empresas, instituições públicas e privadas que necessitem de jovens aprendizes e estagiários de modo a firmar convênios, beneficiando todos os membros envolvidos. O Campus Avançado Parelhas, foi inaugurado no ano de 2015 e até o ano de 2022 possuía apenas sete convênios de estágio/ aprendizagem firmados com algumas empresas da comunidade local. Com este trabalho, estima-se triplicar este número, visto que somente no ano de 2023 cerca de oito empresas já foram conveniadas no município de Parelhas e adjacências, garantindo assim um maior número de oportunidades. Além disso, estão sendo analisadas as dificuldades e desafios encontrados no processo de recrutamento, sendo fatores determinantes: a matriz curricular, a carga-horária no estágio/ aprendizagem, compatibilidade do curso e a função que o aluno irá desempenhar em cada ambiente, a exposição a riscos laborais e outros fatores que venham a comprometer o processo de aprendizagem, gerando uma discussão sobre as necessidades do mercado de trabalho e a forma de ensino adotada pela instituição. Com isso, espera-se ampliar a rede de oportunidades e ao mesmo tempo compreender como a matriz curricular pode influenciar na inserção dos discente do IFRN no mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9544_TB5764_19112023221212.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE EDNA SOARES DE MEDEIROS LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "Joseane Edna"
    "autor_email" => "joseaneedna1234@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99018
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5764
    "inscrito_id" => 9544
    "titulo" => "MATRIZ CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO - MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES NO MUNICÍPIO DE PARELHAS-RN E ADJACÊNCIAS"
    "resumo" => "Os Institutos Federais nascem em meio a concepções e diretrizes que os projetam para agregar à formação acadêmica e preparação para o mundo do trabalho. Desta forma, o processo educativo, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a comunidade externa é o que torna este trabalho de extrema relevância. De modo a contribuir com a inserção socioprofissional dos discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN no mundo do trabalho, esse estudo se baseia em mapear as oportunidades, obedecendo as particularidades e necessidades da grade curricular de cada curso ofertado no IFRN Campus Avançado Parelhas. A metodologia utilizada é contatar e visitar empresas, instituições públicas e privadas que necessitem de jovens aprendizes e estagiários de modo a firmar convênios, beneficiando todos os membros envolvidos. O Campus Avançado Parelhas, foi inaugurado no ano de 2015 e até o ano de 2022 possuía apenas sete convênios de estágio/ aprendizagem firmados com algumas empresas da comunidade local. Com este trabalho, estima-se triplicar este número, visto que somente no ano de 2023 cerca de oito empresas já foram conveniadas no município de Parelhas e adjacências, garantindo assim um maior número de oportunidades. Além disso, estão sendo analisadas as dificuldades e desafios encontrados no processo de recrutamento, sendo fatores determinantes: a matriz curricular, a carga-horária no estágio/ aprendizagem, compatibilidade do curso e a função que o aluno irá desempenhar em cada ambiente, a exposição a riscos laborais e outros fatores que venham a comprometer o processo de aprendizagem, gerando uma discussão sobre as necessidades do mercado de trabalho e a forma de ensino adotada pela instituição. Com isso, espera-se ampliar a rede de oportunidades e ao mesmo tempo compreender como a matriz curricular pode influenciar na inserção dos discente do IFRN no mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9544_TB5764_19112023221212.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE EDNA SOARES DE MEDEIROS LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "Joseane Edna"
    "autor_email" => "joseaneedna1234@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os Institutos Federais nascem em meio a concepções e diretrizes que os projetam para agregar à formação acadêmica e preparação para o mundo do trabalho. Desta forma, o processo educativo, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a comunidade externa é o que torna este trabalho de extrema relevância. De modo a contribuir com a inserção socioprofissional dos discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN no mundo do trabalho, esse estudo se baseia em mapear as oportunidades, obedecendo as particularidades e necessidades da grade curricular de cada curso ofertado no IFRN Campus Avançado Parelhas. A metodologia utilizada é contatar e visitar empresas, instituições públicas e privadas que necessitem de jovens aprendizes e estagiários de modo a firmar convênios, beneficiando todos os membros envolvidos. O Campus Avançado Parelhas, foi inaugurado no ano de 2015 e até o ano de 2022 possuía apenas sete convênios de estágio/ aprendizagem firmados com algumas empresas da comunidade local. Com este trabalho, estima-se triplicar este número, visto que somente no ano de 2023 cerca de oito empresas já foram conveniadas no município de Parelhas e adjacências, garantindo assim um maior número de oportunidades. Além disso, estão sendo analisadas as dificuldades e desafios encontrados no processo de recrutamento, sendo fatores determinantes: a matriz curricular, a carga-horária no estágio/ aprendizagem, compatibilidade do curso e a função que o aluno irá desempenhar em cada ambiente, a exposição a riscos laborais e outros fatores que venham a comprometer o processo de aprendizagem, gerando uma discussão sobre as necessidades do mercado de trabalho e a forma de ensino adotada pela instituição. Com isso, espera-se ampliar a rede de oportunidades e ao mesmo tempo compreender como a matriz curricular pode influenciar na inserção dos discente do IFRN no mundo do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.