Diante dos problemas de saúde pública relacionados aos acidentes com animais peçonhentos e doenças por arboviroses na comunidade do Pina, Recife / PE, onde a maior parte do público estudantil é residente, observa-se a necessidade urgente de tratar temáticas com esses vieses, a fim de educar e promover o engajamento, fazendo dos educandos, agentes de mudanças e multiplicadores no seu próprio bairro envolvendo a interdisciplinaridade, com gêneros textuais e painéis relacionando disciplinas de língua portuguesa e arte com plasticidade. Objetiva-se com essa pesquisa : Promover a compreensão acerca do filo Arthropoda com enfoque para os principais animais do filo que são vetores de doenças e responsáveis por acidentes com inoculação de peçonha, enfatizando a importância das medidas preventivas em relação aos acidentes como também as possíveis doenças causadas por arboviroses. A metodologia é de natureza qualitativa em que permeiam três momentos de reflexão - construção - ação buscando promover o protagonismo juvenil, criatividade, autonomia, alfabetização científica que segundo a BNCC são requisitos para atender as demandas atuais da Educação Contemporânea. Consistindo no primeiro momento de aula dialogada, com a sala semicircular, para facilitação do diálogo em que serão explorados os conhecimentos prévios dos estudantes e articulados aos conteúdos científicos fazendo um link com as respostas trazidas pelos estudantes, construindo assim, a alfabetização científica. No segundo momento, a construção de painéis e gêneros textuais, divulgação e construção colaborativa em mídias (redes sociais). No terceiro e último momento, culminância de ação no bairro e centro de saúde promovido por estudantes e comunidade escolar para sensibilização, consciência e visibilidade social. Como legado de artefatos, serão construídos painéis coletivos de protagonismo juvenil para serem afixados nas unidades (escola e centro de saúde) com intenção de contribuição social na saúde pública e ambiental da comunidade local.