ARTRÓPODES DE INTERESSE EM SAÚDE PÚBLICA, PREVENÇÃO DE ACIDENTES E PROMOÇÃO DA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94726 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 5944 "titulo" => "ARTRÓPODES DE INTERESSE EM SAÚDE PÚBLICA, PREVENÇÃO DE ACIDENTES E PROMOÇÃO DA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Diante dos problemas de saúde pública relacionados aos acidentes com animais peçonhentos e doenças por arboviroses na comunidade do Pina, Recife / PE, onde a maior parte do público estudantil é residente, observa-se a necessidade urgente de tratar temáticas com esses vieses, a fim de educar e promover o engajamento, fazendo dos educandos, agentes de mudanças e multiplicadores no seu próprio bairro envolvendo a interdisciplinaridade, com gêneros textuais e painéis relacionando disciplinas de língua portuguesa e arte com plasticidade. Objetiva-se com essa pesquisa : Promover a compreensão acerca do filo Arthropoda com enfoque para os principais animais do filo que são vetores de doenças e responsáveis por acidentes com inoculação de peçonha, enfatizando a importância das medidas preventivas em relação aos acidentes como também as possíveis doenças causadas por arboviroses. A metodologia é de natureza qualitativa em que permeiam três momentos de reflexão - construção - ação buscando promover o protagonismo juvenil, criatividade, autonomia, alfabetização científica que segundo a BNCC são requisitos para atender as demandas atuais da Educação Contemporânea. Consistindo no primeiro momento de aula dialogada, com a sala semicircular, para facilitação do diálogo em que serão explorados os conhecimentos prévios dos estudantes e articulados aos conteúdos científicos fazendo um link com as respostas trazidas pelos estudantes, construindo assim, a alfabetização científica. No segundo momento, a construção de painéis e gêneros textuais, divulgação e construção colaborativa em mídias (redes sociais). No terceiro e último momento, culminância de ação no bairro e centro de saúde promovido por estudantes e comunidade escolar para sensibilização, consciência e visibilidade social. Como legado de artefatos, serão construídos painéis coletivos de protagonismo juvenil para serem afixados nas unidades (escola e centro de saúde) com intenção de contribuição social na saúde pública e ambiental da comunidade local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5944_TB113_29062023124203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDELL RICARDO DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "WENDELL ROCHA" "autor_email" => "cristiana.costa@prof.educ" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94726 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 5944 "titulo" => "ARTRÓPODES DE INTERESSE EM SAÚDE PÚBLICA, PREVENÇÃO DE ACIDENTES E PROMOÇÃO DA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Diante dos problemas de saúde pública relacionados aos acidentes com animais peçonhentos e doenças por arboviroses na comunidade do Pina, Recife / PE, onde a maior parte do público estudantil é residente, observa-se a necessidade urgente de tratar temáticas com esses vieses, a fim de educar e promover o engajamento, fazendo dos educandos, agentes de mudanças e multiplicadores no seu próprio bairro envolvendo a interdisciplinaridade, com gêneros textuais e painéis relacionando disciplinas de língua portuguesa e arte com plasticidade. Objetiva-se com essa pesquisa : Promover a compreensão acerca do filo Arthropoda com enfoque para os principais animais do filo que são vetores de doenças e responsáveis por acidentes com inoculação de peçonha, enfatizando a importância das medidas preventivas em relação aos acidentes como também as possíveis doenças causadas por arboviroses. A metodologia é de natureza qualitativa em que permeiam três momentos de reflexão - construção - ação buscando promover o protagonismo juvenil, criatividade, autonomia, alfabetização científica que segundo a BNCC são requisitos para atender as demandas atuais da Educação Contemporânea. Consistindo no primeiro momento de aula dialogada, com a sala semicircular, para facilitação do diálogo em que serão explorados os conhecimentos prévios dos estudantes e articulados aos conteúdos científicos fazendo um link com as respostas trazidas pelos estudantes, construindo assim, a alfabetização científica. No segundo momento, a construção de painéis e gêneros textuais, divulgação e construção colaborativa em mídias (redes sociais). No terceiro e último momento, culminância de ação no bairro e centro de saúde promovido por estudantes e comunidade escolar para sensibilização, consciência e visibilidade social. Como legado de artefatos, serão construídos painéis coletivos de protagonismo juvenil para serem afixados nas unidades (escola e centro de saúde) com intenção de contribuição social na saúde pública e ambiental da comunidade local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5944_TB113_29062023124203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDELL RICARDO DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "WENDELL ROCHA" "autor_email" => "cristiana.costa@prof.educ" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }