Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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AVANÇOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PIBID COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID Pôster (PO) Ensino de História e formação docente Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo propõem discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e contínua. Tendo em visa, a necessidade do fortalecimento das licenciaturas nas Universidades públicas federais e estaduais, ao inserir o licenciando precocemente na escola sob coordenação do professor universitário, coordenador de área e a supervisão do professor da Educação Básica. Assim o artigo consiste nas contribuições do Programa para a formação contínua dos professores na Cidade de Guarabira/PB. Logo, para muitos escolher a docência é um ato de valentia, pois se sabe das adversidades que norteiam esta profissão tão castigada mal remunerada, mas que em sua essência é a arte mais gratificante e importante para nação. No Brasil políticas públicas que fomentem o ensino ainda são muito tardias e carecem de esmero e dedicação. Perceber a dificuldade e a carência dos professores é uma atitude nobre, que faz com que o professor se sinta importante e transformador da sua profissão. É com essa proposta que o PIBID, permiti principalmente aos professores da disciplina de História um novo olhar que ultrapasse as relações pragmáticas do ensino de história e que proporcione uma melhor relação acerca do conhecimento histórico tanto para professores, alunos e bolsistas, desta forma, o PIBID vêm proporcionar para nós professores uma Formação Continuada, que favoreça melhorias estruturais nas aulas, nas metodologia, e, enriquecendo seu aprendizado e erradicando o mal da evasão escolar, arrojando a relação ensino/aprendizado. Desta forma, explicitamos as experiências exitosas que o programa proporcionou e vêm proporcionando para os professores da cidade supracitada. Por meio de uma abordagem quantitativa, os relatos ratificam que o programa criou subsídios para prática docente, indispensáveis para fomentar a aprendizagem. Nesse tripé Escola, Universidade e PIBID que vão se construindo fecundas relações de compartilhamento de saberes entre docentes e bolsistas que mesclam suas experiências pedagógicas, possibilitando a estes inserção na profissão e àqueles formação contínua e crescimento profissional.

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