AVANÇOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PIBID COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10147 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 485 "titulo" => "AVANÇOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PIBID COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES." "resumo" => "Este artigo propõem discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e contínua. Tendo em visa, a necessidade do fortalecimento das licenciaturas nas Universidades públicas federais e estaduais, ao inserir o licenciando precocemente na escola sob coordenação do professor universitário, coordenador de área e a supervisão do professor da Educação Básica. Assim o artigo consiste nas contribuições do Programa para a formação contínua dos professores na Cidade de Guarabira/PB. Logo, para muitos escolher a docência é um ato de valentia, pois se sabe das adversidades que norteiam esta profissão tão castigada mal remunerada, mas que em sua essência é a arte mais gratificante e importante para nação. No Brasil políticas públicas que fomentem o ensino ainda são muito tardias e carecem de esmero e dedicação. Perceber a dificuldade e a carência dos professores é uma atitude nobre, que faz com que o professor se sinta importante e transformador da sua profissão. É com essa proposta que o PIBID, permiti principalmente aos professores da disciplina de História um novo olhar que ultrapasse as relações pragmáticas do ensino de história e que proporcione uma melhor relação acerca do conhecimento histórico tanto para professores, alunos e bolsistas, desta forma, o PIBID vêm proporcionar para nós professores uma Formação Continuada, que favoreça melhorias estruturais nas aulas, nas metodologia, e, enriquecendo seu aprendizado e erradicando o mal da evasão escolar, arrojando a relação ensino/aprendizado. Desta forma, explicitamos as experiências exitosas que o programa proporcionou e vêm proporcionando para os professores da cidade supracitada. Por meio de uma abordagem quantitativa, os relatos ratificam que o programa criou subsídios para prática docente, indispensáveis para fomentar a aprendizagem. Nesse tripé Escola, Universidade e PIBID que vão se construindo fecundas relações de compartilhamento de saberes entre docentes e bolsistas que mesclam suas experiências pedagógicas, possibilitando a estes inserção na profissão e àqueles formação contínua e crescimento profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_10_2014_18_11_12_idinscrito_485_a721078c3a093c88660d809edf3aed92.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEVERINA GOMES" "autor_nome_curto" => "SEVERINA GOMES" "autor_email" => "semog.babi@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10147 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 485 "titulo" => "AVANÇOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PIBID COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES." "resumo" => "Este artigo propõem discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e contínua. Tendo em visa, a necessidade do fortalecimento das licenciaturas nas Universidades públicas federais e estaduais, ao inserir o licenciando precocemente na escola sob coordenação do professor universitário, coordenador de área e a supervisão do professor da Educação Básica. Assim o artigo consiste nas contribuições do Programa para a formação contínua dos professores na Cidade de Guarabira/PB. Logo, para muitos escolher a docência é um ato de valentia, pois se sabe das adversidades que norteiam esta profissão tão castigada mal remunerada, mas que em sua essência é a arte mais gratificante e importante para nação. No Brasil políticas públicas que fomentem o ensino ainda são muito tardias e carecem de esmero e dedicação. Perceber a dificuldade e a carência dos professores é uma atitude nobre, que faz com que o professor se sinta importante e transformador da sua profissão. É com essa proposta que o PIBID, permiti principalmente aos professores da disciplina de História um novo olhar que ultrapasse as relações pragmáticas do ensino de história e que proporcione uma melhor relação acerca do conhecimento histórico tanto para professores, alunos e bolsistas, desta forma, o PIBID vêm proporcionar para nós professores uma Formação Continuada, que favoreça melhorias estruturais nas aulas, nas metodologia, e, enriquecendo seu aprendizado e erradicando o mal da evasão escolar, arrojando a relação ensino/aprendizado. Desta forma, explicitamos as experiências exitosas que o programa proporcionou e vêm proporcionando para os professores da cidade supracitada. Por meio de uma abordagem quantitativa, os relatos ratificam que o programa criou subsídios para prática docente, indispensáveis para fomentar a aprendizagem. Nesse tripé Escola, Universidade e PIBID que vão se construindo fecundas relações de compartilhamento de saberes entre docentes e bolsistas que mesclam suas experiências pedagógicas, possibilitando a estes inserção na profissão e àqueles formação contínua e crescimento profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_10_2014_18_11_12_idinscrito_485_a721078c3a093c88660d809edf3aed92.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEVERINA GOMES" "autor_nome_curto" => "SEVERINA GOMES" "autor_email" => "semog.babi@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }