Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AVANÇOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PIBID COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID Pôster (PO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10147
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "AVANÇOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PIBID COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES."
    "resumo" => "Este artigo propõem discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e contínua. Tendo em visa, a necessidade do fortalecimento das licenciaturas nas Universidades públicas federais e estaduais, ao inserir o licenciando precocemente na escola sob coordenação do professor universitário, coordenador de área e a supervisão do professor da Educação Básica. Assim o artigo consiste nas contribuições do Programa para a formação contínua dos professores na Cidade de Guarabira/PB. Logo, para muitos escolher a docência é um ato de valentia, pois se sabe das adversidades que norteiam esta profissão tão castigada mal remunerada, mas que em sua essência é a arte mais gratificante e importante para nação. No Brasil políticas públicas que fomentem o ensino ainda são muito tardias e carecem de esmero e dedicação. Perceber a dificuldade e a carência dos professores é uma atitude nobre, que faz com que o professor se sinta importante e transformador da sua profissão. É com essa proposta que o PIBID, permiti principalmente aos professores da disciplina de História um novo olhar que ultrapasse as relações pragmáticas do ensino de história e que proporcione uma melhor relação acerca do conhecimento histórico tanto para professores, alunos e bolsistas, desta forma, o PIBID vêm proporcionar para nós professores uma Formação Continuada, que favoreça melhorias estruturais nas aulas, nas metodologia, e, enriquecendo seu aprendizado e erradicando o mal da evasão escolar, arrojando a relação ensino/aprendizado. Desta forma, explicitamos as experiências exitosas que o programa proporcionou e vêm proporcionando para os professores da cidade supracitada. Por meio de uma abordagem quantitativa, os relatos ratificam que o programa criou subsídios para prática docente, indispensáveis para fomentar a aprendizagem. Nesse tripé Escola, Universidade e PIBID que vão se construindo fecundas relações de compartilhamento de saberes entre docentes e bolsistas que mesclam suas experiências pedagógicas, possibilitando a estes inserção na profissão e àqueles formação contínua e crescimento profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_10_2014_18_11_12_idinscrito_485_a721078c3a093c88660d809edf3aed92.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "SEVERINA GOMES"
    "autor_email" => "semog.babi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10147
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "AVANÇOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PIBID COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES."
    "resumo" => "Este artigo propõem discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e contínua. Tendo em visa, a necessidade do fortalecimento das licenciaturas nas Universidades públicas federais e estaduais, ao inserir o licenciando precocemente na escola sob coordenação do professor universitário, coordenador de área e a supervisão do professor da Educação Básica. Assim o artigo consiste nas contribuições do Programa para a formação contínua dos professores na Cidade de Guarabira/PB. Logo, para muitos escolher a docência é um ato de valentia, pois se sabe das adversidades que norteiam esta profissão tão castigada mal remunerada, mas que em sua essência é a arte mais gratificante e importante para nação. No Brasil políticas públicas que fomentem o ensino ainda são muito tardias e carecem de esmero e dedicação. Perceber a dificuldade e a carência dos professores é uma atitude nobre, que faz com que o professor se sinta importante e transformador da sua profissão. É com essa proposta que o PIBID, permiti principalmente aos professores da disciplina de História um novo olhar que ultrapasse as relações pragmáticas do ensino de história e que proporcione uma melhor relação acerca do conhecimento histórico tanto para professores, alunos e bolsistas, desta forma, o PIBID vêm proporcionar para nós professores uma Formação Continuada, que favoreça melhorias estruturais nas aulas, nas metodologia, e, enriquecendo seu aprendizado e erradicando o mal da evasão escolar, arrojando a relação ensino/aprendizado. Desta forma, explicitamos as experiências exitosas que o programa proporcionou e vêm proporcionando para os professores da cidade supracitada. Por meio de uma abordagem quantitativa, os relatos ratificam que o programa criou subsídios para prática docente, indispensáveis para fomentar a aprendizagem. Nesse tripé Escola, Universidade e PIBID que vão se construindo fecundas relações de compartilhamento de saberes entre docentes e bolsistas que mesclam suas experiências pedagógicas, possibilitando a estes inserção na profissão e àqueles formação contínua e crescimento profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_10_2014_18_11_12_idinscrito_485_a721078c3a093c88660d809edf3aed92.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "SEVERINA GOMES"
    "autor_email" => "semog.babi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo propõem discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e contínua. Tendo em visa, a necessidade do fortalecimento das licenciaturas nas Universidades públicas federais e estaduais, ao inserir o licenciando precocemente na escola sob coordenação do professor universitário, coordenador de área e a supervisão do professor da Educação Básica. Assim o artigo consiste nas contribuições do Programa para a formação contínua dos professores na Cidade de Guarabira/PB. Logo, para muitos escolher a docência é um ato de valentia, pois se sabe das adversidades que norteiam esta profissão tão castigada mal remunerada, mas que em sua essência é a arte mais gratificante e importante para nação. No Brasil políticas públicas que fomentem o ensino ainda são muito tardias e carecem de esmero e dedicação. Perceber a dificuldade e a carência dos professores é uma atitude nobre, que faz com que o professor se sinta importante e transformador da sua profissão. É com essa proposta que o PIBID, permiti principalmente aos professores da disciplina de História um novo olhar que ultrapasse as relações pragmáticas do ensino de história e que proporcione uma melhor relação acerca do conhecimento histórico tanto para professores, alunos e bolsistas, desta forma, o PIBID vêm proporcionar para nós professores uma Formação Continuada, que favoreça melhorias estruturais nas aulas, nas metodologia, e, enriquecendo seu aprendizado e erradicando o mal da evasão escolar, arrojando a relação ensino/aprendizado. Desta forma, explicitamos as experiências exitosas que o programa proporcionou e vêm proporcionando para os professores da cidade supracitada. Por meio de uma abordagem quantitativa, os relatos ratificam que o programa criou subsídios para prática docente, indispensáveis para fomentar a aprendizagem. Nesse tripé Escola, Universidade e PIBID que vão se construindo fecundas relações de compartilhamento de saberes entre docentes e bolsistas que mesclam suas experiências pedagógicas, possibilitando a estes inserção na profissão e àqueles formação contínua e crescimento profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.