DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE INGÁ
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10131 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE INGÁ" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância do Plano Estadual de Alfabetização de Jovens e Adultos do Estado da Paraíba – Ler, Entender e Fazer, executado em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Brasil Alfabetizado nos municípios paraibanos. O foco central do trabalho são as dificuldades encontradas pelos alfabetizadores do município de Ingá em conseguir manter a frequência dos educandos e assim obter sucesso ao fim dos trabalhos com resultados positivo que seria erradicar e/ou diminuir o índice de analfabetos no município no período de 2012 a 2014. No ano de 2011/2012 foram oferecidas 10 turmas para zona rural e 18 turmas na zona urbana do município, portanto, foram inseridos no programa 450 analfabetos entre jovens acima de 15 anos, adultos e idosos. No ano de 2012/2013 foram oferecidas 11 turmas para zona rural e 27 turmas para a zona urbana, totalizando 570 educandos e para finalizar o período analisado, em 2013/2014 foram inseridos no programa 720 pessoas que se declararam analfabetas distribuídas em 32 turmas para zona urbana e 16 turmas para a zona rural. De todos esses indivíduos 30% dos educandos inseridos permanecem, pois não conseguem concluir o período com resultado satisfatório, ou seja, não conseguem se alfabetizar. 50% desistem e não dão continuidade ao processo de alfabetização e apenas 20% prosseguem no processo e obtém resultados positivos e prosseguem para turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dando prosseguimento ao processo e alfabetização de forma mais aprofundada. Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alfabetizadores em relação aos adultos e idosos é conscientizá-los da importância do conhecimento para melhoria de sua vivencia, pois os mesmos não conhecem os números e necessitam de ajuda para todas as atividades que requerem um conhecimento mais específico. Dentre os jovens, a maior dificuldade é fazer com que o mesmo se identifique como cidadão com importância diante da sociedade, pois os mesmo se sentem marginalizados e sem merecimento para o saber. Outra dificuldade encontrada é a falta de estrutura física, pois 90% das turmas funcionam na casa dos alfabetizadores, o que não oferece um ambiente favorável, além de não oferecer os recursos básicos e necessários ao processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_20_34_53_idinscrito_1539_b692d0fcad5d81b49ce60673890c2b41.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMARY RAMOS DE OLIVEIRA MASCARANHAS" "autor_nome_curto" => "ROSIMARY RAMOS" "autor_email" => "rosimaryramos@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10131 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE INGÁ" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância do Plano Estadual de Alfabetização de Jovens e Adultos do Estado da Paraíba – Ler, Entender e Fazer, executado em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Brasil Alfabetizado nos municípios paraibanos. O foco central do trabalho são as dificuldades encontradas pelos alfabetizadores do município de Ingá em conseguir manter a frequência dos educandos e assim obter sucesso ao fim dos trabalhos com resultados positivo que seria erradicar e/ou diminuir o índice de analfabetos no município no período de 2012 a 2014. No ano de 2011/2012 foram oferecidas 10 turmas para zona rural e 18 turmas na zona urbana do município, portanto, foram inseridos no programa 450 analfabetos entre jovens acima de 15 anos, adultos e idosos. No ano de 2012/2013 foram oferecidas 11 turmas para zona rural e 27 turmas para a zona urbana, totalizando 570 educandos e para finalizar o período analisado, em 2013/2014 foram inseridos no programa 720 pessoas que se declararam analfabetas distribuídas em 32 turmas para zona urbana e 16 turmas para a zona rural. De todos esses indivíduos 30% dos educandos inseridos permanecem, pois não conseguem concluir o período com resultado satisfatório, ou seja, não conseguem se alfabetizar. 50% desistem e não dão continuidade ao processo de alfabetização e apenas 20% prosseguem no processo e obtém resultados positivos e prosseguem para turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dando prosseguimento ao processo e alfabetização de forma mais aprofundada. Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alfabetizadores em relação aos adultos e idosos é conscientizá-los da importância do conhecimento para melhoria de sua vivencia, pois os mesmos não conhecem os números e necessitam de ajuda para todas as atividades que requerem um conhecimento mais específico. Dentre os jovens, a maior dificuldade é fazer com que o mesmo se identifique como cidadão com importância diante da sociedade, pois os mesmo se sentem marginalizados e sem merecimento para o saber. Outra dificuldade encontrada é a falta de estrutura física, pois 90% das turmas funcionam na casa dos alfabetizadores, o que não oferece um ambiente favorável, além de não oferecer os recursos básicos e necessários ao processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_20_34_53_idinscrito_1539_b692d0fcad5d81b49ce60673890c2b41.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMARY RAMOS DE OLIVEIRA MASCARANHAS" "autor_nome_curto" => "ROSIMARY RAMOS" "autor_email" => "rosimaryramos@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }