Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de morfologia vegetal tanto a nível médio, como superior é um assunto considerado de difícil compreensão pelos alunos, principalmente relacionado a morfologia interna das plantas, por se tratar também da análise e interpretação de estruturas microscópicas, a exemplo das células que compõem os tecidos vegetais. O presente trabalho propõe a elaboração de um modelo didático que representa a morfologia interna do caule de dicotiledôneas, mas que pode ser replicado com os mesmos materiais para representar outras morfologias internas das plantas, como raízes e folhas. Para a elaboração do modelo foram escolhidos materiais de baixo custo, acessíveis e que apresentam considerável durabilidade, considerando tais características foram escolhidos isopor como base e massas de modelar para serem moldadas com padrões de forma, tamanhos e cores conforme trazidos nos livros didáticos e que caracterizam a epiderme, córtex, câmbio, xilema, floema e feixe vascular do caule das espécies de eudicotiledôneas. Além disso, é necessário a utilização de materiais para cortar e fornecer formato as massas de modelar, como estilete e régua, assim como cola para colar as massas modeladas na base de isopor. O modelo didático construído permite a visualização das estruturas e componentes celulares dos caules de dicotiledôneas, possibilitando uma maior compreensão sobre as células e tecidos que constituem cada tecido e suas funções, possibilitando compreender, principalmente, a importância dos mesmos para o crescimento da planta. Além disso, é uma forma simples e interativa de promover a interação entre professor e alunos, e tornar as aulas de morfologia vegetal mais agradáveis e a aprendizagem mais facilitada.

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