Este trabalho destaca um projeto desenvolvido na Escola Municipal Lourenço de Albuquerque Gadelha, no município de Goiana-PE, cujo objetivo tem sido contribuir para que estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental possam superar dificuldades na construção do conhecimento matemático. No início do ano letivo de 2023, a partir das avaliações diagnósticas aplicadas no 6º Ano C, observamos a urgência de intervenção pedagógica que priorizasse aulas de recuperação da aprendizagem para estudantes dessa turma. Esses discentes apresentaram rendimento matemático escolar muito abaixo do esperado, com dificuldades na compreensão e resolução de problemas matemáticos. Nesse cenário, o projeto de reforço escolar mostrou-se uma estratégia importante no sentido de colaborar para que esses sujeitos possam construir habilidades e competências matemáticas. O projeto, que ocorre três vezes por semana, além do horário de aulas regular, tem respaldo teórico na teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, que destaca que a mediação eficaz pode desenvolver ou ampliar a estrutura cognitiva dos sujeitos mediados. Feuerstein definiu a intencionalidade, o significado e a transcendência como critérios universais para uma mediação efetiva. Nesse sentido, buscamos fortalecer nossos vínculos afetivos com os estudantes, refletindo sobre os aspectos motivacionais afetivos em nossa mediação, além de trabalhar atividades matemáticas com contextos significativos para os estudantes. Após dois meses do projeto de aulas de reforço de Matemática no 6º Ano C, temos verificado progresso nos estudantes no que se refere à construção de habilidades e competências matemáticas. Também temos observado que os discentes estão mais engajados nas aulas. Nosso desafio persiste no sentido de ampliarmos experiências de aprendizagens significativas para esses estudantes, enriquecendo seus repertórios, de forma que eles possam transcender os conteúdos escolares para a vida.