As práticas de atividades físicas na Educação Infantil buscam promover o desenvolvimento integral das crianças por meio de atividades lúdicas, recreativas e esportivas, estimulando habilidades motoras, o convívio social, o bem-estar físico e emocional. A Educação Física desempenha um papel essencial na formação integral das crianças na Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. O objetivo geral da pesquisa é investigar a importância da Educação Física na Educação Infantil para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças. Sendo assim, a pesquisa tem como questionamento: como a Educação Física na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças? Para melhor entendermos essa questão adotamos uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Desse modo destacamos as contribuições de autores como: Silva (2022), Salles (2017), Santos (2020), Farias et al (2022), Ferreira, Nascimento e Ormeni, (2022), Borges, Rocha e da Silva Machado (2022), Silveira (2022), entre outros. Este trabalho se justifica pela relevância da Educação Física na Educação Infantil para o desenvolvimento integral das crianças, abordando os aspectos motor, cognitivo, afetivo e social. Por isso, compreender como a Educação Física contribui para o desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para embasar práticas pedagógicas mais eficazes. Constatamos que a Educação Física na Educação Infantil desempenha um papel significativo no desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças. As práticas e metodologias utilizadas na Educação Física permitem o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, além de estimular o raciocínio, a sociabilidade e a expressão emocional das crianças.